O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece apoio, orientação e acompanhamento a pessoas e famílias, com um ou mais membros, em situação de ameaça ou violação de direitos. Unidade pública de referência é articuladora da proteção de serviços especializados a famílias com direitos violados. O horário de funcionamento do CREAS é das 8 às 17h de segunda à sexta-feira.
Serviços oferecidos:
- Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socieducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) – Serviço de atenção socioassistencial e acompanhamento à adolescentes e jovens de 12 a 18 anos, excepcionalmente até os 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Busca contribuir para o acesso a direitos, ressocialização e resgate de valores. Os direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas. Atendimento feito por equipe multidisciplinar.
- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) – Atendimento (psicossocial, orientação, apoio especializado) a crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, vítimas de todo tipo de violência. Os encaminhamentos advêm do Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e secretarias do município.
- Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas)– É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais. O Serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.
- Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas e suas Famílias – É um serviço para pessoas idosas com algum grau de dependência e suas famílias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, como: violência (física, psicológica, sexual, financeira), isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, entre outras situações que aumentam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. Esse serviço promove atividades que garantem a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que usam o serviço. Nesse sentido, visa à diminuição da exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, da sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a superação das violações de direitos que fragilizam o indivíduo e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa.
Unidade:
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (Creas)
Rua Belo Horizonte, 312, Centro – Embu das Artes
(11) 4781-5896
creas.embu@embudasartes.sp.gov.br
Atendimento das 8h às 17h de segunda a sexta.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) tem horário diferenciado:
De segunda a sexta das 8 às 20h;
Sábados das 9 às 21h;
Domingo das 8 às 20h e Plantão por acionamento.