CTG na Praça de Alimentação

20/10/2011 - 0:00
CTG na Praça de Alimentação
Acessibilidade

Nos dias 29 e 30 de outubro, do início da manhã ao fim da tarde, haverá Mostra Cultural Gaúcha na Praça de Alimentação. Será um bom momento para integrar-se dos costumes do Sul, por meio de suas manifestações folclóricas, as quais incluem desde a dança, a música acompanhada do violão, as trovas até as declamações, os causos e “gaitaços”, que são os encontros de grupos de amigos gaiteiros, que se reúnem para tocar acordeon. Veja a programação:

29/10, sábado

8h – Mostra cultural com roda de chimarrão. O público pode participar e tomar chimarrão.
8h30 – Início dos jogos campeiros:
Pega galinha: os competidores perseguem a ave e ganha quem alcançá-la no menor tempo;
Serra toco: competição de duplas, na qual duas pessoas serram o toco, com serrote de dois lados;
Jogo da argola: arremesso de argolas em estacas;
Ferradura: arremesso de argolas em ferraduras, que são colocadas com os pinos para baixo, rente ao chão;
Jogo do osso (tava): a tava (osso de animal) é o instrumento do jogo, de origem asiática, que virou costume gaúcho. Quando arremessada, ela atinge oito posições. Neste jogo na Praça valem duas das oito modalidades do jogo: o suerte, com parte ganhadora para cima, e a suerte clavada, com a parte saliente no chão.
Balão na grama
Bocha na grama
Bodoque
Tiro ao alvo
Pau de sebo
14 às 18h – apresentações artísticas
18h30 às 22h – Tertúlia Livre – o encontro de gaiteiros ou sanfoneiros

30/10, domingo

10h – Continuação da Mostra Cultural Gaúcha, com várias atividades, incluindo shows, roda de churrasco e de chimarrão
10 às 16h – Apresentações artísticas
17h – Encerramento

A praça funciona diariamente

A recém-inaugurada Praça de Alimentação de Embu das Artes, na Praça da Lagoa, no Centro Histórico, é um lugar aconchegante, equipado com mesas e mil cadeiras, para ser frequentado com ou sem eventos. Os 24 quiosques, com infraestrutura de cozinha, que garante mais qualidade, servem comidas rápidas, lanches, doces e bebidas. O moderno projeto turístico implantado em local historicamente importante no município ocupa área de 12,6 mil m², com parque infantil, palco para eventos culturais, banheiros, fraldário, deque, iluminação, câmeras de monitoramento 24 horas, estacionamento. Na sua visita à praça n~]ao deixe de observar a placa de cerâmica da terracotista Tônia do Embu, com a bonita lenda e história da praça. E o projeto da Praça de Alimentação vai além: faz parte do projeto do Parque Linear Municipal, que ocupa área total beneficiada de cerca de 5 hectares e valoriza as áreas verdes do município. Comece a conhecer esse parque por aqui: Avenida Elias Yazbek, 1401, Praça da Lagoa, Centro Histórico, Embu das Artes, SP. Funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 19h; sexta, sábado e domingo, das 8 às 22h.

----
Compartilhe nas redes sociais