Curso de Libras é sucesso entre formandos

25/02/2016 - 0:00
Curso de Libras é sucesso entre formandos

O Curso Comunitário de Libras, ministrado entre 11 e 29 de janeiro, nas Escolas Municipais Valdelice Prass (Pq. Pirajuçara), Astrogilda (Vista Alegre), Amilton Suga Gallego (Valo Verde) e Villa Lobos (Jd. Batista), foi um sucesso e rendeu elogios entre os  estudantes que receberam o certificado de participação na quarta-feira 17 de fevereiro.

Outras edições da formação já haviam sido ministradas na cidade, mas essa foi à primeira vez em que o curso foi aberto a todos os munícipes e não apenas a comunidade escolar. A inclusão social é uma das diretrizes mais importantes da atual gestão municipal e, nesse sentido, ampliar o acesso das pessoas a mecanismos que facilitem a comunicação e a inclusão da população com qualquer tipo de deficiência é um compromisso dos gestores públicos.

De acordo com a coordenadora do curso, Elisabete Stelluto, o sucesso da formação se deve ao comprometimento e a competência dos professores que já atuam como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prestando atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva nas salas de aula e em outros espaços educacionais da cidade.

O curso apostilado teve duração de 30h e contou com a participação de pessoas a partir de 7 anos interessadas em se comunicar melhor com amigos e familiares portadores de deficiência auditiva. Durante a formação, os estudantes tiveram noções básicas de verbos, numerais e alfabeto. Dos 117 inscritos, 78 receberam a certificação.

Confira o depoimento de alguns participantes:

Raquel Siqueira, bacharel em letras, já havia tido contato com a Língua Brasileira de Sinais durante a faculdade, buscou a formação como forma de aperfeiçoamento: “Eu já gostava de Libras durante a faculdade, busquei o curso para aprimorar o conhecimento. A formação foi importante para ter noção das dificuldades de viver em um mundo onde as pessoas não sabem se comunicar com você. Agora, se eu precisar, já vou poder dar informações e contribuir para a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva”.

Isabela Silva, técnica em nutrição, buscou o curso por curiosidade e aprovou as aulas ministradas na E. M. Amilton Suga Gallego: “Muito boa a iniciativa, durante o curso tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a comunidade surda e suas necessidades. A professora levou pessoas surdas para a gente treinar a comunicação, foi muito enriquecedor”.