A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social traz à tona uma importante informação sobre a nutrição do brasileiro. Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade atinge 1 a cada 5 pessoas no Brasil. Em 10 anos, a população obesa no País passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%.
O excesso de peso também cresceu 26,3% no mesmo período, com 42,6% dos entrevistados considerados acima do peso em 2006 contra o índice de 53,8% no ano passado.
A obesidade e o excesso de peso são calculados a partir do Índice de Massa Corporal que divide o peso pela altura ao quadrado do entrevistado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade.
A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) entrevistou, de fevereiro a dezembro de 2016, 53.210 pessoas maiores de 18 anos nas capitais do país.
Ainda sobre hábitos da população entrevistada, o estudo mostrou que o consumo de feijão diminuiu de 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016, e que 1 em cada 3 adultos consomem frutas e hortaliças nos 5 dias da semana. De acordo com a pesquisa, esses dados informam que o País passa por uma transição nutricional, que antes era de desnutrição e que agora está entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade.
Muitos são os fatores para a obesidade e nenhum país do mundo se conseguiu reduzir ou deter a obesidade. A meta nacional é de conseguir segurar esse indicador até pelo menos 2019. Isso porque a obesidade envolve vários fatores e nem todos podem ser administrados pelo Ministério da Saúde.
O município de Embu das Artes busca segurar esse indicador pela realização de várias ações. A Secretaria de Desenvolvimento Social combate a obesidade através do Banco de Alimentos, ao fornecer às famílias em situação de insegurança alimentar, insumos estocáveis hortaliças e frutas, e pelo Restaurante Popular, disponibilizando ao trabalhador um cardápio balanceado, referenciando a cidade quanto à inclusão social e aos riscos causados pelo excesso de peso.