Diálogos entre culturas musicais dão boas-vindas ao Natal das Artes

01/12/2005 - 0:00
Diálogos entre culturas musicais dão boas-vindas ao Natal das Artes
Acessibilidade

Uma grande mistura cultural integra as comemorações de Natal em Embu das Artes. Depois de trazer um show afro-brasileiro com a cantora Marília D’Zita, que se apresentou no dia 18, agora é a vez de Marcus Santurys e Eduardo Agni se apresentarem nos palcos do "Natal das Artes em Embu", no próximo dia 27, domingo, às 13h. O estilo tocado fica entre os ritmos orientais e ocidentais. Como é possível? Só conferindo o show para saber.

O instrumento sitar promete ser a grande atração da noite. O nome, pouco comum na nossa cultura, é muito tocado do outro lado do mundo. Trata-se de um instrumento de corda derivado do alaúde. O inusitado instrumento faz parte da cultura indiana e "soltará" o som sob o comando do talentoso músico e compositor, Santurys, ao lado, do não menos talentoso, Agni, no violão. O show acontece na Capela do Museu de Arte Sacra e o repertório será de música cigana, africana e mediterrânea, enfim, uma pluralidade cultural nos palcos de Embu das Artes.

Tanto Agni como Santurys são artistas que estudam vários estilos musicais em busca de uma forma própria de se apresentar. Santurys conseguiu, depois de muito estudo, um resultado pra lá de exótico, misturando o som de quase três dezenas de instrumentos de mais de dez países, com sons milenares, como berimbau, viola caipira, canto lírico e até música eletrônica. Já Agni desenvolveu uma técnica, denominada por ele "dupla digitação", que consiste em percutir as cordas na região do braço do violão ou guitarra, usando os dedos de ambas as mãos. Embora não formem uma dupla musical, Agni foi convidado por Santurys para fazer uma participação especial no cd Ancestral Trance.

Cultura afro-brasileira invadiu os palcos de Embu das Artes
Na última sexta-feira, 18, a cultura afro-brasileira brilhou no Centro Cultural de Embu das Artes com a cantora, compositora e percussionista, Marília D’Zita, que se apresentou ao lado da banda Batuque na Cozinha. O show durou cerca de 50 minutos e contou com uma ótima performance da cantora, que estende o seu talento como diretora de peças de teatro infantil e é pesquisadora da influência da cultura negra no Brasil e de outras raças.

A cantora mineira se apresentou dentro da programação do Natal das Artes em Embu, a maior e mais extensa da região metropolitana de São Paulo, que vai contar com mais de cem apresentações artísticas, musicais, teatrais e entre outras, até o dia 24 de dezembro. Quem esteve no Centro Cultural foi embalado pelos ritmos ijexá, samba, toada de boi, samba de roda, moçambique e coco, sucessos de Luiz Gonzaga, Adoniran Barbosa, Wilson Moreira e Sérgio Pererê.

----
Compartilhe nas redes sociais