A rede municipal de ensino de Embu das Artes a partir desta semana recebe mais investimentos que proporcionam bem-estar e melhores condições de ensino às milhares de crianças matriculadas. Com investimento de R$ 52 mil, a prefeitura instalará parques para recreação infantil em 33 estabelecimentos de ensino, entre creches e Educação Infantil.
O cronograma definido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está priorizando bairros com maior número de escolas de educação infantil e poucos espaços de lazer. A primeira beneficiada é a Escola Municipal Casa Branca que ainda este mês terá a instalação de balança tripla, escorregador e gangorra dupla. Os equipamentos feitos em madeira são mais adequados e seguros para as crianças. A seguir, os mesmos tipos de brinquedos serão colocados na creche Sueli Maria Hipólito. No decorrer dos próximos meses o trabalho estará concluído.
Outro investimento significativo é feito pela administração atual com a distribuição de mais materiais escolares didáticos. Toda rede municipal, entre creches, educação infantil e de adultos começou a receber produtos diversos como papéis, tintas, lápis para aulas de artes, entre outros. Pela primeira vez a distribuição será feita em duas etapas, disponibilizando suprimentos suficientes para seis meses. Anualmente a prefeitura investe R$ 1 milhão na compra de materiais escolares. A lista de material é proibida na rede municipal de ensino desde 2002, quando pela primeira vez um governo local passou a oferecer esse benefício aos alunos.
Embu na Onda do Mar
Olhares curiosos e observadores de estudantes da 4ª série do ensino fundamental das escolas municipais de Embu das Artes voltaram desde 10 de agosto às cidades de Santos e São Vicente, no litoral sul paulista. Eles retomaram as viagens do projeto "Embu na Onda do Mar", considerado inédito no Estado de São Paulo por aliar educação ambiental e pesquisa científica à formação de alunos do ensino público. Realizadas sempre entre quartas e sextas-feiras, as viagens levam em média 200 alunos a cada dia. O caráter inovador do projeto tem atraído a atenção da imprensa. Durante as visitas não é raro que educadores, pesquisadores e, principalmente, os estudantes concedam entrevistas para emissoras de TV e jornais, falando da rica experiência.
Através dessas iniciativas, o governo municipal coloca em prática estratégias para abrir ainda mais as escolas para os alunos, valorizá-la como espaço de lazer e cultura e intensificar a qualidade do ensino, evitando a evasão escolar.