Educação promove encontro entre educadores e estudantes

20/05/2016 - 0:00
Educação promove encontro entre educadores e estudantes
Acessibilidade

Na sexta-feira, 20/5, a Secretaria de Educação de Embu das Artes, reuniu cerca de 200 pessoas entre estudantes, do 1º ao 5º ano, coordenadores, professores especialistas e arte-educadores na formação “Ensinando e Aprendendo Juntos”, sobre a integração entre o Programa Mais Educação e o Projeto Fazer Pedagógico Significativo.

O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios e tem como prioridade contribuir para a formação de estudantes, ampliando tempo, espaços e oportunidades de aprendizado. Embu das Artes ingressou no Programa em 2009 e, até o momento, 5.200 estudantes já foram atendidos. Atualmente, 11 escolas do município participam do Mais Educação, atendendo 730 estudantes.

“O programa Mais Educação, consiste no desenvolvimento de atividades que expandem o tempo diário da escola, para no mínimo 7 horas, e ampliam as oportunidades educativas oferecidas aos estudantes, compreendendo estratégias para o acompanhamento pedagógico e de aprendizagem, linguagens da matemática, ciências naturais, ciências humanas, cultura digital, artística e esporte e lazer, totalizando 16 oficinas e 29 arte-educadores que, assim como coordenadores e professores PEB II, têm como compromisso criar verdadeiras estratégias de acompanhamento pedagógico das atividades dentro do Programa”, garantiu o coordenador do Programa Mais Educação em Embu das Artes, José Maria Lucena.

O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, também explanou sobre o Programa e o nome dado ao encontro: “A gente pensa sempre nas dificuldades, mas se olharmos as peculiaridades regionais que os estudantes e o entorno das unidades educacionais nos apresentam, e se a gente aprender a conviver com isso, veremos que as habilidades, competências e potencialidades dos nossos estudantes também virão a tona. Então, eu agradeço a essa comissão, intitulada comissão de dificuldades escolares, eu também aprendo muito com todos, tanto é que o titulo desse encontro é Ensinando e Aprendendo Juntos. Por mais que a gente tenha título de mestre ou busquemos o doutorado, nós nunca vamos ter o saber absoluto de nada, é preciso conviver com as pessoas para a partir dessa convivência formular teorias e pensar estratégias”.

Composta por educadores, assistentes sociais e psicólogos, a “Comissão de Dificuldades Escolares”, tem por missão atuar em rede na erradicação das dificuldades escolares, objetivando a promoção do desenvolvimento integral, por meio de estratégias de aprendizagem e acompanhamento de situações de vulnerabilidade social.

Após as falas oficiais educadores e estudantes seguiram para a segunda parte do encontro que incluiu oficinas de Africanicades, com confecção de máscaras e Jogo Kalla, Jogos Teatrais, Xadrez, Contação de Histórias, Arteterapia, Cultura Corporal e Horta Educativa, onde estudantes das unidades escolares, Reynaldo da Gama, Astrogilda, Azteca, Rosa Cirelli e Maria Iluminata, exerceram o protagonismo e estiveram à frente do processo educativo.

Também compuseram a mesa solene do evento, a coordenadora de Prestação de Contas, Dagmar Dutra, a assessora de Violência, Lucilene Nunes, a assessora técnica pedagógica, Fernanda Farias, a supervisora de Educação Especial, Luciana Batista, a supervisora de ensino, Maristela Araújo, a assessora de gestão, Ana Paula Santos, e a coordenadora de Orientação e Acompanhamento Pedagógico, Luciane Cavalhieri.

----
Compartilhe nas redes sociais