Embu das Artes celebra 64 anos de emancipação com entrega de equipamentos e Carnanejo

Daniela Karin
14/02/2023 - 11:04

Em meio aos festejos carnavalescos, Embu das Artes celebra aniversário de 64 anos de emancipação político-administrativa no próximo sábado, 18/2 (feriado). Para marcar a data, a Prefeitura entregará à população novos e importantes equipamentos: Poupatempo e Subprefeitura, além da reforma das escolas municipais Jatobá e Armando Vidigal.

Com o Poupatempo, a Prefeitura pretende desburocratizar os serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. No local, os moradores terão um espaço completo, moderno e avançado, com mais de 80 tipos de atendimentos disponíveis, incluindo a integração de serviços do Detran e do Procon. O espaço também abrigará a Subprefeitura e as Secretarias de Educação e de Trabalho e Emprego.

As escolas Jatobá e Armando Vidigal passaram por reforma geral, com revisão das redes elétrica e hidráulica, telhado, pintura, acessibilidade, troca de vidros e mobiliário, além da instalação de gradil antivandalismo. Ao todo, já foram reformadas 15 escolas e, atualmente, quatro passam por adequações.

Calendário de entregas:

17/2 – 10h – Escola Municipal Jatobá

Av. Rotary, 3621, Jardim Castilho

18/2 – 14h – Escola Municipal Armando Vidigal

Rua Augusto Almeida Batista, 354, Jardim São Marcos

18/2 – 17h – Poupatempo e Subprefeitura

Av. Rotary, 3481, Parque Pirajuçara

Carnanejo

No Parque Rizzo, o Carnanejo promete cinco dias de folia com importantes nomes da música sertaneja: Felipe Araújo, Eduardo Costa, Boate Azul (Gian e Giovani e Edson e Hudson), Fernando e Sorocaba, Barões da Pisadinha e muito mais. VEJA AQUI a programação completa.

Expediente no carnaval

A Prefeitura de Embu das Artes e seus equipamentos não terão expediente na segunda (20/2) e na terça-feira (21/2) – pontos facultativos. Os serviços essenciais como pronto-socorros, Guarda Civil Municipal (GCM), serviço funerário, SAMU e a Defesa Civil funcionam sem interrupção. O atendimento ao público retorna na quarta-feira de cinzas, (22/2), a partir das 12h.

Haverá Feira de Artes e Artesanato durante todo o carnaval, de 18 a 21/2, das 10h às 18h.

História da emancipação

Em 1959, por iniciativa de emancipadores, houve a articulação de um plebiscito no qual a maioria dos moradores escolheu a independência do município, que fazia parte de Itapecerica da Serra.

A autonomia conquistada graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas da sociedade que promoveram uma forte campanha pela emancipação da cidade, contou com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras. A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de 1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch.

Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 54 anos de atividade em janeiro deste ano. Declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo, a feira recebe a cada fim de semana milhares de visitantes e turistas do Brasil e do mundo que passeiam pelas ruas do centro histórico atraídos por artesanatos, bijuterias, pinturas, esculturas, bordados, rendarias, roupas, calçados, objetos de decoração, cestaria e outros artigos.