Embu das Artes está contemplada com o Programa Prospera Família. O lançamento, feito pelo governador João Doria e pela secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes, ocorreu na quarta-feira, 3 de março, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A cidade foi representada por Ely Santos, secretária de Desenvolvimento Social, junto com Alice Lima (diretora de articulação de rede) e Maria Viana (coordenadora de Administrativo).
O Prospera Família vai promover geração de renda, autonomia e mobilidade social por meio de acesso ao mercado de trabalho e inclusão de 1.860 famílias do município que são público-alvo: famílias monoparentais (composta apenas por um responsável), ter dependentes na primeira infância (de 0 a 6 anos) e renda mensal de até R$ 89 por pessoa. Elas precisam estar cadastradas no CadÚnico e, preferencialmente, ser atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.
Além de transferência de renda, o programa visa projeto de vida, acompanhamento socioassintencial e capacitações por meio de oficinas. “As famílias terão que pensar num plano de futuro. Serão incentivadas a desenvolverem um ofício e receberão estímulo financeiro para subsistência, comprar as ferramentas de trabalho e iniciar uma poupança” – explica Alice Lima. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Embu das Artes será responsável pela contratação de técnicos e mobilização dos beneficiários.