Embu das Artes festeja o Japão

17/06/2011 - 0:00
Embu das Artes festeja o Japão
Acessibilidade

O clima em Embu das Artes é oriental desde o dia 10/6, quando foi aberta a Semana da Cultura Japonesa, ao som do taikô. Autoridades que compareceram ao Centro Cultural Mestre Assis destacaram a importância da convivência de japoneses e seus descendentes com brasileiros, enfatizando como isso ocorreu na cidade embuense. A colônia japonesa continua atuando no cultivo de alimentos, flores e plantas e contribuindo com a sua arte. A Semana Japonesa Embu das Artes, com várias atividades gratuitas, é aberta aos aficionados pela cultura oriental, interessados em compartilhar as comemorações da imigração japonesa no Brasil, que completou 103 anos no dia 18/6, data em que o navio Kasato Maru atracou em Santos, SP, com 781 imigrantes.

Em Embu das Artes, os artistas que participam da Exposição Nikkei Art e Craft, aberta no mesmo dia, conversaram com o público enquanto visitavam a mostra. E obras do pintor Yuri Arimizu, filho de um dos homenageados, despertaram atenção pelo traço, pelo equilíbrio – qualidade que Yuri garante ter aprendido com o pai. Para entender o que ele diz é preciso visitar a mostra e sentir o que essa inestimável herança que recebeu é capaz de proporcionar a quem observa a tela, apreciada pelo prefeito Prefeito.

A Exposição Nikkei, que homenageia os artistas Konosuke Arimizu (1917-1982) e  Mestre Sakai do Embu (1914/1981), continua aberta ao público até o dia 30, das 9 às 17 horas, no Centro Cultural Mestre Assis (Lago 21 de Abril, 29).

No dia 12/6 foi realizado o 53º Culto Ecumênico em Homenagem aos Antepassados, no memorial junto do Jazigo Funerário, no Cemitério do Rosário, e neste sábado, 18/6, 13h, haverá mais um culto , o “Wakaba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda, no Templo Dion-In, na Rua Professor Mário Osassa, 1149 (fim da rua), Jardim Magali. Ainda no dia 18, às 10 horas abrem a Exposição de Orquídeas e Bromélias e o Animaembu  Nippon Mitsuri, outros dois programas da semana japonesa em Embu das Artes.

Na Câmara

O taikô voltou a tocar no dia 15/6 na Câmara Municipal para a sessão solene de outorga da Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes a Kiyuziro Akimoto, presidente do Conselho de Administração da Sansuy S/A; Iwao Nakajima, artista plástico; e Masaru Kimura, ex-presidente da Associação Nipo-brasileira M’Boi. Na sessão comandada pelo presidente da Câmara, Silvino Bomfim, com a presença de todos os vereadores, secretariado municipal e outros, Sadao Nagata, presidente da Associação Embu-Hino, pediu um minuto de silêncio pelas 5 mil mortes ocorridas no Japão em consequência do terremoto e tsunami de 11 de março. Depois fez referências à imigração, ao Instituto Prático Agrícola, que dava suporte aos agricultores do bairro Ressaca e treinou muitos jovens, na década de 1930, e a troca de experiências entre os dois povos. Após receber a comenda, Akimoto também enfatizou essa convivência e traçou um perfil da Sansuy, fabricante de produtos com resina de PVC, instalada no município há 35 anos, 45 de Brasil.

O prefeito Prefeito declarou que, com a outorga da medalha aos representantes da colônia japonesa, a Câmara mostra que está em “sintonia com a história e o povo”. Destacou a contribuição da Sansuy e sua afiliada  Canaflex para o município, a dedicação de Kimura à agricultura e a colaboração de Nakagima no segmento artístico. Fez considerações à determinação do povo japonês de fazer a reconstrução do país após o terremoto e de iniciativas que devem ser seguidas como a da usina de tratamento de resíduos sólidos que atende a seis cidades e que conheceu na sua visita a Hino, cidade irmã de Embu das Artes. “Ele praticam reciclagem há mais de 50 anos e tudo no Japão é reciclado”, disse. A sua previsão é de levar a coleta seletiva no município a todas as residências.

----
Compartilhe nas redes sociais