“Vocês agora têm uma especialização e esse ‘papel’ que agora vocês têm em mãos vai permitir que vocês estudem ainda mais e cheguem a ser técnicos. Além disso, é uma ferramenta valiosa para quem está ao lado da população”, disse a secretária de Saúde, dra. Sandra Magali Fihlie, que ainda lembrou o papel fundamental que o agente tem junto à comunidade.
A oradora do curso, Dayane Isabel de Moura Quintanilha Bastos, fez um discurso emocionado falando da própria experiência durante o curso e foi aplaudida pela platéia: “Não me sentia preparada, não acreditava que conseguiria seguir, mas hoje estou aqui, recebendo meu certificado, a prova de que lutar sempre vale a pena.”
“Vocês representam o SUS, onde a prioridade é a pessoa. Agora, vocês entendem que cada caso é um caso. Espero ter despertado em vocês o gosto pelo estudo e a curiosidade. Nosso trabalho só tem razão de ser se mudarmos as situações para melhor”, falou a facilitadora de aprendizagem do curso, Dra. Lucimeire Brockveld.
Participaram da cerimônia a coordenadora do Curso no município e assessora de Gestão de Pessoas, Renata Mascarelle, e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro.
Etapas do Curso
Durante o curso, agentes puderam aprender sobre o processo de trabalho na unidade de saúde, trabalho em equipe, habilidade de comunicação, processo saúde-doença, políticas públicas de saúde, determinantes de saúde, promoção da saúde, avaliação das necessidades de saúde e os cuidados ao realizar a visita domiciliar.
Os Agentes Comunitários de Saúde foram incentivados a participar e fomentar discussões em sua equipe sobre como o conteúdo teórico aprendido poderia ser aplicado em seu cotidiano de trabalho. Na etapa final, em grupos, os Agentes realizaram um trabalho de conclusão do curso, em que apresentaram reflexões acerca das possibilidades, desafios e limitações do trabalho do dia a dia, baseadas no conhecimento empírico e na literatura científica.
O papel do ACS
Atualmente, a Secretaria da Saúde de Embu das Artes conta com 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família. Ao todo, são 20 equipes, compostas por 144 agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
A Estratégia de Saúde da Família, bem como, com os agentes comunitários de saúde, tem papel importante no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O trabalho dos ACTs facilita vínculos e possibilita a integração e a organização de atividades e encaminhamentos dos problemas da comunidade a partir das necessidades do território. Por isso, a formação desses trabalhadores tem foco, principalmente, nas ações de trabalho em equipe.
Novos ACS:
Ana Maria Ferreira da Silva
Ana Paula de Moura
Ana Paula Ribeiro da Silva
Andrea Marques Nogueira
Andréia Viana
Angela Lemos de Souza
Antonia Edina Moreira Marinho
Bruna Ellen Farias da Silva
Carmen Ercília Alves
Cintia Suellen Brito
Danielle de Jesus Santos
Dayane Isabel de Moura Q. Bastos
Deyse Regina da Silva
Eliana do Nascimento Araujo
Eliane de Souza Novaes Sena
Elisangela da Silva Fontes
Erika Jorge Ribeiro
Jessica Ariana Mendonça Pires
Jessica Lopes Bernardo de Farias
Joyce Vallejo Pereira
Kenedy Souza de Almeida
Lucenei Peres Queiroz
Luziene Cristina de Souza Silva
Maria Suzana da Silva Souza
Marli Almeida Santos
Marlize Moreira Dias Costa
Michele Sanches Ferreira
Miriã Nayara da Silva Nascimento
Rafaella Macedo de Araujo
Regina Theodora dos Santos
Roselaine Correa Costa
Tania Cristina Bispo Lima
Tania de Oliveira Santana Alves
Valeria Rodrigues de Souza
Vanessa Aparecida da S. Souza Alves
Vanessa Freitas Costa
Wayla Viana Costa