A Secretaria de Educação de Embu das Artes participou do “VI Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares” que aconteceu entre os dias 28 e 30/5, em Brasília, realizado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional e Coordenação Geral de Redes Públicas/Programa Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar.
A cidade foi representada pela assessora e coordenadora geral pedagógica, Lídia Balsi, que também é coordenadora estadual executiva, de São Paulo, do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. “Foi uma excelente oportunidade para a troca de informações, aquisição de novos aprendizados e revigoramento dos trabalhos”, disse.
O objetivo do encontro foi dar continuidade à formação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação, que são responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento do Conselho Escolar em seus sistemas de ensino.
Além disso, visa atender à crescente demanda dos entes federativos por assistência técnica, fomentando a criação e o fortalecimento do Conselho Escolar nas escolas públicas de educação básica.
Embu das Artes é um dos municípios que iniciaram a formação dos conselheiros escolares, curso semipresencial, com carga horária de 40 horas certificado pela UFSCAR – Universidade de São Carlos.
Curso de formação
Os conselheiros das escolas públicas de Embu das Artes podem entrar em contato para obter mais informações sobre o curso de formação no e-mail lidia.balsi@embudasartes.sp.gov.br ou pelo telefone 4781-0115.
O que é o Conselho Escolar?
É o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários.
Tem função consultiva (sobre questões importantes da escola), deliberativa (aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro), normativa (elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo), fiscalizadora/avaliativa (exerce o papel de controle). É composto proporcionalmente por membros representantes dos segmentos: pais, alunos, professores e funcionários.