Embu das Artes recebe prêmio no setor de saúde

16/04/2014 - 0:00
Embu das Artes recebe prêmio no setor de saúde
Acessibilidade

Embu das Artes recebeu prêmio por ter realizado testes de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana)/Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em mais de 90% de pacientes com tuberculose (TB), no último trimestre de 2013. A cidade ficou entre os 30 municípios que atingiram o índice de 90% ou mais no Estado de São Paulo, com 645 cidades.

O teste rápido de HIV foi implantado em Embu das Artes e muitas outras cidades no segundo trimestre do ano passado, quando foi feito também o treinamento das equipes. Para a premiação, a Secretaria Estadual de Saúde considerou o desempenho a partir do último trimestre. Em 2014, o prêmio passa a ser anual, segundo Leonardo Marcolan, coordenador de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, do Governo de Embu das Artes.

Com duração de até 30 minutos, o teste rápido, com alta exatidão no resultado (99,9%), para quadros de tuberculose e demanda livre, continua aberto a pessoas com mais de 12 anos. Até essa idade o teste só pode ser feito com acompanhamento de um dos pais ou responsáveis. A pessoa com quadro de tuberculose está mais propensa ao HIV/Aids.

Em setembro de 2013, Embu das Artes conquistou o primeiro lugar em qualidade no Controle do Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo, com 645 municípios e 16 mil casos de TB por ano, entre os 70 mil novos casos por ano no País.

 

----
Compartilhe nas redes sociais