Embu mantém escola exclusiva para pessoas com necessidades especiais

07/11/2005 - 0:00
Embu mantém escola  exclusiva para pessoas com necessidades especiais
Acessibilidade

Inaugurado em 1996, o Centro Educacional Armando Vidigal, localizado no Jd. São Marcos, prioriza a educação de crianças e jovens com deficiência metal. Mantido pela Prefeitura da Estância Turística de Embu, a escola, que conta atualmente com 153 alunos e atende mais de 15 tipos de deficiência, tem como objetivo preparar os alunos para o estabelecimento de ensino regular. Para tanto, o local possui uma infra-estrutura voltada ao desenvolvimento do aluno e uma extensa equipe de profissionais, que inclui pedagogos, fonoaudiólogo, psicólogo, dentista, fisioterapeuta, massoterapeuta – a funcionária é uma deficiente visual – odontologista e assistente social.

Através de salas temáticas são desenvolvidos trabalhos de artes, linguagem, expressão corporal, atividades de vida prática (amarrar o tênis por exemplo), atividades de ação temporal (tarefas do dia-a-dia).  A escola possui ainda um Centro de Atendimento Terapêutico Educacional (CATE), incluindo piscina e brinquedoteca. Segundo a diretora Karen Salete Yachmann, o local se diferencia dos demais por ser uma escola e não uma clínica, por isso o tempo de permanência do aluno é variável, dependendo do rendimento de cada um.

Todos os espaços foram elaborados para dar boas condições aos alunos. Nas 9 salas de aula, por exemplo, possuem banheiros adaptados e materiais de uso diário, como fraldas, tolhas etc. Além disso, a escola disponibiliza para uso interno, cadeira de rodas, muletas, enfim todo tipo de aparato hospitalar. Nos casos de alunos com maior dificuldade de locomoção é oferecido gratuitamente veículo para transporte.

A  preocupação dos profissionais, são mais de 40, vai além do ambiente escolar. Para que o tratamento tenha bons resultados é oferecido um serviço voltado aos pais. Com auxílio de um psicólogo, eles são orientados a continuar com os procedimentos realizados na escola, como a fisioterapia e a alimentação especial por exemplo.

Como em uma escola regular, o Armando Vidigal organiza passeios gratuitos ou que custem no máximo R$ 3, para diversos locais, como museu, teatro, zoológico, exposição. Participam também do Projeto de Educação Científica Embu na Onda do Mar, que é realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, no qual todos os alunos da 3a série vão ao litoral realizar pesquisas sobre o Meio Ambiente, conhecer alguma atração do município e também se divertir na praia. Sem contar que os alunos tocaram o hino nacional com auxílio de instrumentos percussivos de lata na abertura do 5º Seminário de Educação de Embu. O grupo se empenhou tanto para realizar um bom trabalho, que chegou a ir ao ensaio da escola de samba Tom Maior para ver de perto como funciona um grupo de ritimistas. A apresentação no evento foi um sucesso e elogiada pela consultora internacional de Projetos Educacionais ligada à Universidade de São Paulo (USP), Elvira Lima.

----
Compartilhe nas redes sociais