Embu recebe comitê do programa Mais Educação

25/06/2010 - 0:00
Embu recebe comitê do programa Mais Educação
Acessibilidade

O Comitê Metropolitano do Programa Mais Educação do Estado de São Paulo realizou a reunião ordinária de junho no Parque do Lago Francisco Rizzo, em Embu, organizada pela técnica Selma Maria Bezerra, da Secretaria de Educação. Na manhã da quinta-feira, 25, representantes das cidades de Cotia, Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Diadema, São Bernardo do Campo, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Embu-Guaçu e Embu, sob coordenação do professor Ricardo de Oliveira Queiroz, promoveram as discussões para elaboração do Seminário Estadual, previsto para setembro de 2010.

Segundo Ricardo Queiroz, os encontros mensais são para troca de informações e para conhecer providências e dificuldades na evolução do Programa Mais Educação e da proposta de Educação Integral no sistema de ensino brasileiro. “O programa tem espaço para todos, não só educadores, que queiram contribuir para o Programa (Mais Educação)”, disse Queiroz. Nessa reunião ordinária houve a apresentação das primeiras sugestões de local, tema e formato para o Seminário.

Na busca de parcerias para fortalecer o Programa, Ricardo Queiroz informou que o Ministério da Educação justifica a impossibilidade de investimentos em 2010 por ser um ano eleitoral, o que impede repasse de verbas federais. A boa notícia é a disponibilidade de um convênio com a Universidade de São Paulo (USP), com a proposta de oferecer o curso de “Especialização em Pedagogia Social”, pelo qual educadores das redes públicas e de entidades receberiam formação específica para aplicação em programas como o Mais Educação, com duração de dois anos e incluindo professores internacionais no currículo.

Ainda na proposta de troca de experiências, os grupos mostraram projetos que acontecem em suas cidades e que podem, ou não, fazer parte do currículo do sistema de educação integral. Entre os destaques, a equipe de Embu apresentou o andamento dos polos Catraca Livre, a Escolinha do Futuro, projeto em funcionamento de Osasco, e o Professor Visitador, de Taboão da Serra, foram exemplos de sucesso trazidos para inspirar os debates.

Os jornalistas mirins que integram o Blog do Azteca, estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca, participaram e entrevistaram os convidados sobre a importância do encontro.

----
Compartilhe nas redes sociais