Informativo do Governo: taxa do lixo

Gestão Financeira
19/07/2017 12:48

Essa é a primeira vez na história da cidade que um governo divulga de forma transparente até a sua casa a situação atual das finanças da nossa querida Embu das Artes.

Você precisa saber de algumas informações. Você sabia que a previsão de arrecadação do IPTU para 2017 é de R$ 38 milhões e que a dívida total com a empresa de coleta de lixo é de R$ 36 milhões por ano?

A Prefeitura arrecada R$ 40,9 milhões e gasta R$ 45,8 milhões por mês para manter a porta aberta? A Prefeitura fecha com débito de R$ 5,8 milhões todo mês.

Da pendência de R$ 5,8 milhões, só para a empresa de lixo a Prefeitura paga R$ 3 milhões que contempla o pagamento mensal e o saldo da dívida deixada.

Você sabia que em toda Embu das Artes de domingo a domingo a coleta é realizada com 15 veículos e 270 profissionais, e que a cidade gera em média 300 toneladas de resíduos sólidos todos os dias. A coletagem é realizada em todos os 70 km² da cidade e são mais de 180 horas mensais de trabalho.

Você sabia que todas Prefeituras da região tem a taxa do lixo? Parece um absurdo, mas é uma necessidade que a Cidade de Embu das Artes passou a ter para colocar nos eixos o crescimento da nossa querida cidade.

Segundo o artigo 47 da Lei Complementar 101 de 2007 que consolida o código tributário de Embu das Artes, integram o tributo do Município pela utilização de serviços públicos a Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCRL);

Baixamos um decreto e congelamos toda a dívida. Vamos fazer uma auditoria, com reanálise de todos os contratos, e propor um parcelamento com a empresa.

Por isso, vamos implantar a taxa do lixo em toda cidade para que possamos ter uma gestão de recursos mais eficiente e melhorar nossa saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, desenvolvimento social, e tudo aquilo que nosso governo se propôs a fazer para nossa qualidade de vida do povo embuense.