Corrida do Fogo Simbólico atraiu um grande público

Adriana Monteiro
04/09/2017 11:31

A tradicional corrida do Fogo Simbólico ficou marcada mais uma vez na história de Embu das Artes. A 28ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria contou com o apoio da Prefeitura de Embu das Artes e reuniu diversos participantes, que mais uma vez celebraram a tradição na cidade.

O evento contou com a apresentação cultural dos alunos da rede municipal de ensino, além de uma apresentação de capoeira.

Em Embu das Artes, a “Corrida do Fogo Simbólico da Pátria” surgiu em 1972, quando o professor Pedro Ayres, inspirado na corrida com a tocha que passara pela região ao longo da Rodovia Régis Bittencourt, vinda do sul do País, decidiu que o município deveria fazer a sua.

Desde então, ela tornou-se uma prática cultural que marcava o início das comemorações da “Semana da Pátria”, em setembro, com a participação de estudantes, professores e diretores da rede de ensino, com apoio do governo municipal, comerciantes e empresários.

Três dias antes do dia 7 de setembro, um ônibus levou um grupo de alunos uniformizados de branco ao Monumento da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde há uma pira acesa permanentemente, e lá acenderam a chama da tocha e a conduziram, com revezamento, pelas ruas e avenidas de São Paulo, passando por Taboão da Serra até chegar a Embu das Artes, totalizando um percurso de 45km.

Fotos: Thais Araujo