Desenvolvimento Social garante práticas inclusivas

Desenvolvimento Social
Fagner Gouveia
05/12/2017 09:28

A Prefeitura Municipal de Embu das Artes por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem promovido atividades com intuito de despertar em adolescentes e jovens em situação de risco, vulnerabilidade e conflito com a lei, a construção de um projeto de vida significativo e transformador, com vistas a responsabilidade, autonomia, empatia e disciplina para quem o pratica, fazendo parte de uma formação cidadã.

Muitos adolescentes atendidos chegam excluídos socialmente e numa trajetória destrutiva da vida, faz-se necessário compreender as relações que os envolvem, resgatando sua capacidade criativa para o desenvolvimento das relações sociais e consigo mesmo, assim, ações cidadãs são uma oportunidade para reconstruírem sonhos.

O foco está em avançarmos degrau a degrau porque muitos destes adolescentes e jovens adentram a unidade sem um olhar para a própria existência, desacreditados da família e da comunidade em que vivem. E o desafio está no resgate da perspectiva de sujeitos de direitos, isto envolve o despertar para comportamentos responsáveis e pensamentos críticos.

As oportunidades apresentadas vão desde a participação em oficinas como RPG, aos atendimentos psicossociais, cursos SENAC, passeios culturais e de lazer, acompanhamento da escolarização, participação social, orientação profissional/vocacional, atendimentos à família e encaminhamentos para a rede de serviços.

É uma conquista progressiva do SER, começamos a ver mudanças na forma de se manifestarem ao mundo, com empolgação sobre a auto capacidade até um olhar mais positivo da própria potencialidade.

Estas atividades tem sido um incentivo na construção de um projeto de vida pautada em seus direitos infanto-juvenis partindo das suas necessidades até a importância do bem-estar coletivo neste processo.

No último evento, visitamos o Dungeon Geek que é um grupo de RPG - Role-Playing Game que se reúnem mensalmente aos sábados na Omniverse, os adolescentes jogaram em duas mesas e interagiram com pessoas de outras localidades. Esta integração faz com que conheçam os diversos contextos sociais, culturas e vivenciam intensas trocas sociais.

Os jogos de RPG tem sido um estímulo a responsabilidade, a cooperação, ao apoio ao próximo, a progressão, e isto tem sido transformador!

As ações são contínuas e desenvolvidas através de um Plano Individual de Atendimento ou Plano de Acompanhamento Familiar.