Criatividade e beleza na exposição “Barro e Pedra”

Esportes e Lazer
Wanderson Alves
08/02/2018 16:56

A abertura da mostra de arte “Barro e Pedra  Embu das Artes”, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer,  foi realizada nesta  quarta-feira, 7/2, no Centro Cultural Mestre Assis. O evento contou com a participação de munícipes, professores e alunos dos Centros Culturais da cidade.

Os trabalhos foram feitos em dois tipos de materiais, a terracota e a rocha de granito. As peças são diversificadas e mostram o talento individual dos seus criadores. O professor Irael Luziano afirma que despertar a criatividade é uma das metas do curso: “O foco é despertar a sensibilidade de cada um, é ai que está a beleza”, afirmou.

A variedade dos modelos de esculturas é um dos atrativos. Animais é o tema principal,  porém foram aproveitados outros trabalhos dos aprendizes. Há ícones de máscaras, religiosos e até homenagem a amigos falecidos. Roberval Roda, artista plástico que foi prestigiar o evento, reconhece o valor sentimental das criações: “Na arte é possível transmitir as angústias e os sentimentos, e isso nós vemos aqui  em cada trabalho”, disse.

Todo o acervo da apresentação tem os nomes dos respectivos criadores, que foram alunos durante todo o ano dos professores Tônia de Embu, Irael Luziano e Jofe Santos, que ministram o curso no Memorial Sakai e no Centro Cultural Pirajussara.

O resultado deixa mestres e aprendizes satisfeitos, como Renata Matusceviko e Meire Lopes, ambas foram alunas e tem suas esculturas divulgadas na mostra. Elas presenciaram o resultado das aulas e afirmaram estar felizes com as técnicas que aprenderam e a liberdade criativa que tiveram para criar.

“O mundo colorido de Wanderley Ciuff”

Para quem vai ao Centro Cultural Mestre Assis admirar a “Barro e Pedra”, não pode perder também a mostra comemorativa dos 76 anos do artista Wanderley Ciuffi. A exposição  vai até 4/3 e acontece todos os dias das 9 às 18h.

Exposição Barro e Pedra Embu das Artes

Até 4/3

Diariamente das 9 às 18h

Local: Centro Cultural Mestre Assis - Largo 21 de Abril,29,Centro