Centro de Formação Continuada capacita 50 novos Guardas Civis

Segurança Pública
Fagner Gouveia
10/05/2018 16:39

No dia 06 de Abril o Prefeito Ney Santos inaugurou as instalações do CEFECON (Centro de Formação Continuada da Guarda Civil de Embu das Artes), localizado na Estrada Barcelona, no Capuava. De forma inédita, esse novo equipamento público é destinado ao treinamento, qualificação, capacitação e desenvolvimento do GCM's da cidade.

Em uma ampla estrutura de 5 andares que conta com o espaço destinado aos aprendizados teóricos e treinamentos físicos, o CEFECON tem recebido em suas formações, Guardas Civis Municipais de todo Estado de São Paulo. Atualmente utiliza-se o espaço para a formação da segunda turma de ROMU, a Ronda Ostensiva Municipal e a formação da 7ª turma de novos Guardas, aprovados recentemente no concurso público.

Os 50 novos GCM's estão sendo treinados por 4 meses para iniciar o estágio nas ruas, com uma carga horária superior a 400 horas, o que se comparado com a formação de outras guardas da Região Metropolitana de São Paulo, tem resultado prático único por receberem instruções específicas para nossa cidade, como traços geográficos e características dos bairros.

O treino é a parte mais importante da carreira funcional de um Guarda Civil. Todas as situações às quais os guardas são submetidos, são importantes para enfrentar os desafios nas ruas com o objetivo de sempre proteger e servir à população. Esse desafio exige do aspecto físico e psíquico do guarda, pois recai neles a responsabilidade pela tomada de decisões rápidas por meio de planejamento do comando.

Em breve, os novos guardas estarão aptos a iniciarem suas atividades após avaliação do Comando da Guarda sobre a produtividade dos alunos. Todos as matérias lecionadas pelos instrutores são indispensáveis para o aprendizado e doutrina do regimento que o guarda deve seguir.

Fotos: Leandro Viturino/PMEA