Roubos em Embu das Artes caem 41% no primeiro trimestre de 2018

Segurança Pública
Sandra Martins
14/05/2018 13:56

Embu das Artes apresenta queda nos dados da criminalidade segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). No comparativo do primeiro trimestre de 2017 e 2018, o número de roubos caiu 41%, passando de 436 para 255, quase a metade.

Nos casos de roubo de veículos, foram registrados 88 casos em 2017 e 70 este ano, uma queda de 20%.  Os homicídios dolosos (morte intencional) tiveram queda de 12%, passando de oito para sete casos.

Enquanto a cidade apresenta queda nos índices, as cidades de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra tiveram aumento da criminalidade. Esta é a prova de que o trabalho efetivo da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes (GCM), juntamente com as polícias Civil e Militar, vem apresentando resultados positivos.

GCM preparada

Em março deste ano, a Prefeitura entregou o novo armamento para os guardas após a aquisição de 15 novas viaturas, quatro motocicletas e a implantação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Os armamentos são utilizados nas viaturas que realizam o trabalho ostensivo no município, e são mais um importante instrumento de trabalho que vem para fortalecer ainda mais a capacidade operacional da GCM.

O Centro de Formação Continuada da Guarda Civil de Embu das Artes (Cefecon) foi entregue em abril, e é destinado ao treinamento, qualificação, capacitação e desenvolvimento dos GCM's da cidade. O treino é a parte mais importante da carreira funcional de um Guarda Civil, pois eles são submetidos a diversos desafios, simulando situações do dia a dia.

Novos 50 GCM´s já estão em treinamento. Serão quatro meses até iniciarem o estágio nas ruas, com carga horária superior a 400 horas com instruções específicas para  nossa cidade, como traços geográficos e características dos bairros.