Carregando

Embu das Artes promove ações no mês da luta antimanicomial

Secretaria:
Saúde
Daniela Karin
15/05/2018 10:22

Na próxima quinta-feira, 17 de maio, usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Embu das Artes (Raps), vão participar da cerimônia de premiação da Vlll edição do Prêmio Arthur Bispo do Rosário, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). Embu das Artes, que sediou a Oficina de Escultura/Instalações em argila, inscreveu diversos trabalhos e conquistou prêmios em 2009, 2011 e 2014. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever aqui.

Embu das Artes também marcará presença na Avenida Paulista, no dia 18 de maio, no ato de conscientização ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data surgiu no Brasil no ano de 1987, na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, com a oportunidade de visibilidade para o movimento da Luta Antimanicomial. Neste movimento de reforma psiquiátrica não se propõe apenas a troca dos hospitais psiquiátricos por uma rede substitutiva, mas, também o resgate de cidadania e direitos perdidos.

O objetivo da data é propor mudanças no tratamento de Saúde Mental e, principalmente, questionar as relações de exclusão social e cultural que são estabelecidas para pessoas que vivem e convivem com transtornos mentais. Em 1987, estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios".

Segundo Fernanda Zanetti Cinalli GIovanetti, coordenadora da Saúde Mental de Embu das Artes, a participação da cidade nos eventos e ações de conscientização sobre a luta antimanicomial marca um importante posicionamento de sustentação dos cuidados comunitários em saúde mental no município, com fortalecimento de práticas marcadas pelo respeito, dignidade e um posicionamento contra qualquer forma de violência e desrespeito ao ser humano.  Ela conta ainda que, no mês de junho, profissionais que trabalham com saúde mental no município discutirão a política de drogas e redução de danos.

Confira as ações na cidade e participe! Não é necessário fazer inscrição:

 

Roda de conversa: Qual o papel da atenção básica no cuidado à pessoa com sofrimento mental?

21/5, 15h, UBS Pinheirinho - Rua Paineiras, 204
24/5, 11h, UBS Vista Alegre - Praça Cuiabá, 100
29/5, 9h, Escola Primavera - Rua Corsega, 219 - Jardim Estela

Oficina de Economia Solidária, com AndreIa Garbin

23/5, das 9 às 11h, Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Largo 21 de Abril, 29, Centro - sala Ana Moisés



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005