Carregando

Curso de Atendimento ao Cliente à Frente de Trabalho enfatiza comunicação pessoal

Secretaria:
Trabalho e Emprego
Alex Natalino
07/08/2018 13:05

Bolsistas da Frente de Trabalho estão participando de mais uma qualificação profissional, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. É o “Curso de Atendimento ao Público”, que começou a ser aplicado na segunda-feira (6/8) pela professora Patrícia de Campos e ocorrerá em quatro encontros com duração de 3 horas.

Sob a coordenação da diretora de Qualificação Profissional, Sandra Lopes, essa é quarta turma a ser capacitada, e o objetivo do curso é aperfeiçoar as bolsistas nesse quesito, que é um serviço fundamental para as empresas e, se bem ofertado, torna-se um diferencial para propiciar a satisfação de clientes e consumidores, o que contribui para o sucesso de um negócio.

A abertura da formação foi iniciada pelo secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis, que ressaltou a “habilidade em se comunicar” com as pessoas como uma condição fundamental para a consolidação das relações. “Precisamos nos expressar bem para não correr o risco de passar uma mensagem errada ou prejudicar as vidas de outras pessoas”, orientou.

Além disso, Paulo Vicente afirmou que o caminho dos trabalhadores de nossos tempos é a qualificação para estarem mais preparados para as oportunidades. “O curso tem a finalidade de projetá-los para a evolução profissional e proporcionar uma melhor condição social e econômica, por isso planejem e pensem onde querem chegar”, completou.

Após a apresentação de alguns conceitos como organização, ética e apresentação pessoal, ocorreu uma dinâmica, na qual os bolsitas divididos em grupos simularam, em apresentação, dois modelos de atendimentos ao público, o bom e o ruim, para na prática perceberem e assimilarem a relevância de uma postura profissional ativa, mas sem exageros com o cliente.

A professora Patrícia de Campos destacou que o curso busca estimular a autoestima e o empreendedorismo das alunas, trabalhando tópicos como comunicação pessoal, convívio, ética, vestimenta, postura etc. “Há muito profissional formado que atua de forma automática, com dificuldade de relacionamento, por isso o intuito nosso é incentivar a desenvoltura delas, mantendo a essência pessoal e despertando o orgulho de si mesmas”, explicou Patricia, que é formada em comunicação pela FAAP, pós-graduada em marketing pela ESPM, sendo educadora no SENAC e SENAI, facilitadora do Sebrae e com vasta experiência educacional no ProJovem.

Na opinião delas

Nayara Souza Siqueira é bolsista da Frente de Trabalho e auxilia a área administrativa da secretaria da escola Elza Marrero. Após a primeira aula, ela disse que se sentiu incentivada a crescer profissionalmente, continuar os estudos e cursar administração na faculdade. “Chamou a minha atenção as dicas de postura, pois eu não me atentava a isso, como por exemplo, o modo de se sentar, conversar e fazer os gestos”, contou.

Já para Francinalva de Souza Silva, que está alocada na E. M. Marajoara, a dinâmica em grupo lhe mostrou a importância de se expressar melhor. ”Pude entender que saber acolher e ser respeitosa com as pessoas, além de nos fazer bem, cria uma imagem pessoal positiva e, por consequência, beneficia um negócio”, disse.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005