Curso de Atendimento ao Cliente à Frente de Trabalho enfatiza comunicação pessoal

Trabalho e Emprego
Alex Natalino
07/08/2018 13:05

Bolsistas da Frente de Trabalho estão participando de mais uma qualificação profissional, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. É o “Curso de Atendimento ao Público”, que começou a ser aplicado na segunda-feira (6/8) pela professora Patrícia de Campos e ocorrerá em quatro encontros com duração de 3 horas.

Sob a coordenação da diretora de Qualificação Profissional, Sandra Lopes, essa é quarta turma a ser capacitada, e o objetivo do curso é aperfeiçoar as bolsistas nesse quesito, que é um serviço fundamental para as empresas e, se bem ofertado, torna-se um diferencial para propiciar a satisfação de clientes e consumidores, o que contribui para o sucesso de um negócio.

A abertura da formação foi iniciada pelo secretário da pasta, Paulo Vicente dos Reis, que ressaltou a “habilidade em se comunicar” com as pessoas como uma condição fundamental para a consolidação das relações. “Precisamos nos expressar bem para não correr o risco de passar uma mensagem errada ou prejudicar as vidas de outras pessoas”, orientou.

Além disso, Paulo Vicente afirmou que o caminho dos trabalhadores de nossos tempos é a qualificação para estarem mais preparados para as oportunidades. “O curso tem a finalidade de projetá-los para a evolução profissional e proporcionar uma melhor condição social e econômica, por isso planejem e pensem onde querem chegar”, completou.

Após a apresentação de alguns conceitos como organização, ética e apresentação pessoal, ocorreu uma dinâmica, na qual os bolsitas divididos em grupos simularam, em apresentação, dois modelos de atendimentos ao público, o bom e o ruim, para na prática perceberem e assimilarem a relevância de uma postura profissional ativa, mas sem exageros com o cliente.

A professora Patrícia de Campos destacou que o curso busca estimular a autoestima e o empreendedorismo das alunas, trabalhando tópicos como comunicação pessoal, convívio, ética, vestimenta, postura etc. “Há muito profissional formado que atua de forma automática, com dificuldade de relacionamento, por isso o intuito nosso é incentivar a desenvoltura delas, mantendo a essência pessoal e despertando o orgulho de si mesmas”, explicou Patricia, que é formada em comunicação pela FAAP, pós-graduada em marketing pela ESPM, sendo educadora no SENAC e SENAI, facilitadora do Sebrae e com vasta experiência educacional no ProJovem.

Na opinião delas

Nayara Souza Siqueira é bolsista da Frente de Trabalho e auxilia a área administrativa da secretaria da escola Elza Marrero. Após a primeira aula, ela disse que se sentiu incentivada a crescer profissionalmente, continuar os estudos e cursar administração na faculdade. “Chamou a minha atenção as dicas de postura, pois eu não me atentava a isso, como por exemplo, o modo de se sentar, conversar e fazer os gestos”, contou.

Já para Francinalva de Souza Silva, que está alocada na E. M. Marajoara, a dinâmica em grupo lhe mostrou a importância de se expressar melhor. ”Pude entender que saber acolher e ser respeitosa com as pessoas, além de nos fazer bem, cria uma imagem pessoal positiva e, por consequência, beneficia um negócio”, disse.