Prefeitura continua com o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos

08/08/2018 10:38

O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA é um programa educacional que visa combater o analfabetismo de pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. Em Embu das Artes, o projeto surgiu em 1981, através de atividades de missionários católicos e que posteriormente foi assumido como projeto de governo, contribuindo com a diminuição da taxa de analfabetismo do município.

A partir de 2007, o Governo Federal assumiu o projeto em todo o País pelo Programa Brasil Alfabetizado, custeando o pagamento de uma bolsa auxílio aos educadores sociais.

Em maio de 2017, a Prefeitura de Embu das Artes recebeu uma notificação de que o Governo Federal não iria mais financiar o projeto em diversos municípios do Brasil. No mesmo ano, a administração municipal, sob a gestão do prefeito Ney Santos, junto com o secretário de Educação, Pedro Angelo, assumiu o compromisso de dar continuidade ao atendimento a todos os estudantes que já estavam sendo alfabetizados nos 14 núcleos do MOVA, garantindo o direito deles ao ensino e valorizando o trabalho dos educadores.

Agora em 2018, mesmo com as dificuldades econômicas vigentes no País, a Prefeitura manteve o compromisso de continuar com o MOVA ao longo deste ano, e ainda ampliou a quantidade de núcleos no município e aumentou em 12% a bolsa auxílio paga aos atuais 18 educadores sociais distribuídos em 16 núcleos, atendendo mais de 400 munícipes de Embu das Artes nos seguintes bairros: Vista Alegre, Servidão, Parque Jane, Jardim Dom José, Jardim Taima, Jardim da Luz, Jardim Pinheirinho, Jardim Silvia, Jardim Santa Luzia, Jardim Tomé, Jardim Embuarama, Parque Pirajuçara, Jardim do Colégio, Jardim dos Moraes, Jardim São Marcos, Jardim Magali, Jardim Valo Verde, Jardim Casa Branca, Jardim Vazame, Jardim São Vicente, Jardim Santa Tereza, Jardim Santa Rosa, Jardim Independência, Jardim Julia,  Santa Clara e Ressaca.

Com isso, o Governo Municipal, além de garantir o direito à educação para os munícipes, atua na construção de um sistema de ensino municipal de qualidade.