Carregando

Crianças aprendem a preservar o meio ambiente plantando árvores

Secretaria:
Meio Ambiente
.
03/09/2018 20:25

Na manhã de sexta-feira, 31/8, aconteceu um plantio de mudas na Estrada das Veredas com a participação de 21 alunos do 2º ano A da Escola Municipal Marajoara. Foram plantadas cerca de 40 mudas em torno da via, entre elas, ipê roxo, branco e amarelo, aroeira, dedaleiro, pitanga, fedegoso, pau ferro e pau brasil.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Embu das Artes, numa parceria entre as Secretarias de "Planejamento e Meio Ambiente", "Serviços Urbanos", "Cultura" e "Educação", e se refere ao Piloto Floresta Urbana, que é uma exigência da diretiva de arborização urbana do Programa Município Verde Azul, que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A analista de meio ambiente, Miriam Sampei, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, começou a dar o tom da atividade, unindo os alunos para falar sobre os benefícios da presença das árvores na vida do ser humano, como o cultivo de frutas para alimentação, a produção de água, a manutenção do ar puro para respiraçao humana, entre outras vantagens.

Em uma grande aula sobre sustentabilidade, as crianças aprenderam como devem plantar uma árvore, tratar o solo, regar as mudas, além de conhcecerem quais os são os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Também foi destacada a importância de se arborizar a cidade, que ganha mais áreas com sombras, o solo fica mais protegido da erosão e animais, como pássaros, têm mais árvores para se abrigarem e fazer seus ninhos.

Durante a atividade as crianças ficaram muito animadas e quiseram participar de todo o processo do plantio. Ajudaram a plantar as mudas, deram nomes as árvores, brincaram, regaram e aprenderam a diferenciar as espécies.

“Eu quero continuar com essas ações para que, no futuro, as crianças que estão fazendo parte dessa iniciativa sintam orgulho de ver uma árvore que elas mesmo ajudaram plantar e, principalmente, ensinar a elas que como cidadãos precisamos adotar práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente”, disse o secretário adjunto de Cultura, Alessandro Rodrigues.

Piloto Floresta Urbana

A Floresta Urbana é definida como o conjunto das árvores presente nas cidades que desempenha importantes funções ambientais, tais como, fornecimento de oxigênio, purificação do ar, estabilização da temperatura, diminuição da poluição sonora e do ar, balanço hídrico, redução do impacto das chuvas, minimização os custos de manutenção de asfalto, alimentação para pássaros e outros animais, além do paisagismo e do acréscimo à qualidade de vida. Desta maneira, as florestas urbanas são ferramentas imprescindíveis para a formação de cidades mais sadias e sustentáveis. O Piloto Floresta Urbana compõe uma das diretivas do Programa Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária

Assista ao vídeo com trecho do início da atividade:





TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005