Desenvolvimento promove encontro da Proteção Social Especial

Desenvolvimento Social
Sandra Martins
01/11/2018 11:36

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove encontros dos trabalhadores da Diretoria de Proteção Social Especial para abordar a articulação e fluxo dos serviços municipais vinculados a Política de Assistência Social de Média e Alta Complexidade.

O primeiro encontro ocorreu no dia 5/10 e abordou o tema vinculado à proteção da mulher e pessoa idosa, vítimas de violência.

A equipe apresentou a organização do serviço, o fluxo de entrada, acompanhamento e superação da violência. Também se sebateu a Lei Maria da Penha e as medidas protetivas, além do envelhecimento e papel do cuidador.

O segundo encontro foi no dia 19/10 e abordou a proteção da criança e do adolescente vítimas de violência, medidas socioeducativas, abordagem social, serviços de acolhimento institucional e penas alternativas.

A equipe debateu o número de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, redução da maioridade penal e suas implicações, efetividade das medidas e atribuições do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de outros órgãos frente ao sistema de garantia de direitos.

A equipe da Proteção Social Especial se reúne mensalmente em roda de conversa para discutir a política municipal de atendimento as pessoas que estão com seus direitos violados e as proteções necessárias para romper com o padrão de risco.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.