Encontro entre artistas e autoridades contempla sucesso da Mostra de Artes ABRASCI

03/12/2018 19:53

Após o sucesso da 1ª Mostra de Artes ABRASCI - Municípios em Foco: Embu das Artes, que aconteceu em outubro no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no bairro Canindé, em São Paulo, um encontro do prefeito Ney Santos com artistas e representantes do IFSP ocorreu na sexta (30/11) no gabinete, com a presença dos secretários Júlio Campanha (Cultura) e Rosana Almeida (Turismo).

Júlio Campanha explicou que o IFSP recebeu Embu das Artes de portas abertas, possibilitando uma grande divulgação de 73 obras de 33 artistas do município: “A exposição ficou instalada numa unidade que possui cerca de 9 mil alunos”, revelou.

O artista Mário Ramos, que coordenou a mostra no IFSP, declarou que o apoio da Prefeitura foi fundamental e que os artistas estão dispostos a fazer o que for preciso para levar o nome de Embu das Artes para fora da cidade. “O êxito da exposição foi excelente, pois multiplicou o conhecimento sobre as nossas obras para mais pessoas”, afirmou. “E se o artista romper barreiras e solidificar a parceria com o Poder Público, poderá ir mais longe”, completou.

“Se somarmos forças, as oportunidades poderão surgir, mas para isso precisamos ouvir as reivindicações e procurar sinalizar o que é possível realizar”, reiterou Rosasa Almeida.

O prefeito Ney Santos reforçou a intenção da sua gestão de dar uma atenção especial aos artistas embuenses e aos expositores do Centro Histórico, que são referência nacional. “A história da nossa cidade começou com vocês”, destacou.

“Foi uma honra, vimos trabalhos bonitos e de alto nível, que repercutiu muito na escola”, disse o diretor geral da unidade São Paulo (Canindé) do IFSP, Luiz Claudio de Matos. “Formamos profissionais técnicos, mas nos preocupamos também que eles tenham conhecimentos sobre arte e cultura, valorizando o ser humano e o belo”, concluiu.

O curador da exposição, o professor de gestão pública do IFSP, Robson Barbosa, afirmou que muitos alunos não vão a museus e não têm contato com a arte. “Por isso decidimos levar os artistas à Escola Federal para promover essa interação cultural relevante à formação de qualquer indivíduo”, disse.

Ao final da reunião, o prefeito presenteou o IFSP com um quadro do artista Jaime Mendoza (A Assunção da Virgem Maria), obra que fará parte do acervo da instituição.

Demais autoridades presentes: secretários Jones Donizette (Gestão Tecnológica e Comunicação) e Anderson Zonta (adjunto de Turismo).

Fotos: Thaís Araújo / PMEA