Carregando

Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti é destaque no programa Agora é Domingo

Secretaria:
Saúde
Daniela Karin
05/12/2018 11:08

No último domingo, 2/12, foi ao ar, no programa Agora é Domingo, do Datena, exibido pela Band, uma matéria gravada com os agentes de saúde e com médica veterinária e  coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Embu das Artes,  Weluma Souza. O tema central foi o combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, chikungunya e zika.

Durante o verão, o mosquito se reproduz mais rapidamente e não é fácil perceber a sua picada, pois não dói, nem coça. Os sintomas da dengue, chikungunya e zika são muitos parecidos. A dengue causa dor atrás dos olhos e pode levar a um quadro hemorrágico. A chickungunya costuma apresentar dor muito intensa em músculos e articulações, e a zika, febre baixa e, em sua forma grave, gravidez com microcefalia.

A reportagem mostrou a abordagem feita pelos agentes, que dão orientações e dicas aos moradores, além de entrevistas. É importante ressaltar que 80% dos criadouros estão dentro das residências. Os ovos dos mosquitos sobrevivem por meses em locais secos, antes de entrar em contato com a água e virar larvas.

Por esse motivo, é tão importante o acesso dos agentes nas residências, assim eles podem trabalhar casa a casa, rua a rua, quarteirão por quarteirão, fazendo a ampla cobertura nos territórios. A orientação é que seque, limpe e elimine os locais onde o mosquito nasce. Mantenha a caixa d’água e a lixeira tampadas, não acumule lixo, entulho e nenhum tipo de recipiente que possa acumular água, como garrafas pet, pratinhos de planta, latas etc.

Em caso de suspeita, fique em repouso, beba muito líquido e vá a uma unidade de saúde. Não tome remédios sem prescrição médica. Denúncias sobre possíveis focos de dengue devem ser encaminhadas para o 0800 7730 005, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A ligação é gratuita e sigilosa. Todos juntos contra o Aedes aegypti!

 Confira aqui a matéria

 

 



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005