Prestação de Contas do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional

Desenvolvimento Social
09/01/2019 16:36

Em Embu das Artes a Política de Segurança Alimentar está sob responsabilidade da pasta de Desenvolvimento Social, que a executa pelo Programa de Aquisição de Alimentos, Banco de Alimentos Betinho, Projeto Banca Solidária e Restaurante Popular Josué de Castro. Em 2018 o total de alimentos distribuídos foi de 535.395,14 quilos para 1500 famílias que são atendidas semanalmente com uma cesta de alimentos que contém alimentos não perecíveis e hortifruti.

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição. O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

O Banco de Alimentos trabalha com o objetivo de captar alimentos e viabilizar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional a uma alimentação saudável. As formas de obtenção desses alimentos são o PAA, recurso municipal e o recebimento de doações, provenientes de mercados, empresas privadas, agricultores, entre outros.

Diante da produção de descarte resultante dos atendimentos diários do Banco de Alimentos, e da necessidade do combate ao desperdício de alimentos, foi instituído o Projeto Banca Solidária, que consiste na exposição diária de alimentos in natura, provenientes da produção de cestas do Programa, para atender a quem tiver interesse e estiver presente no momento da exposição.

Já o Restaurante Popular serve por dia mais de 1.200 refeições saudáveis, preparadas com produtos de qualidade e uso de equipamentos modernos.por um preço acessível ás camadas mais pobres da população. Seu cardápio com alimentação balanceada é elaborado por nutricionistas. O público é formado por jovens, estudantes, trabalhadores, servidores públicos, idosos e famílias.

Total de alimentos distribuídos em 2018

Programa / Projeto

QUILOS

Doações Eventuais