Desenvolvimento Social realizou encontro com famílias do Creas

Desenvolvimento Social
10/01/2019 15:36

A Secretaria de Desenvolvido Social promoveu no mês de dezembro o 1º encontro para atendimento em Sociodrama com as famílias que vivenciam situações de risco pessoal, social, de violência e estão no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Neste grupo foi utilizada a metodologia de sociodrama, que faz uso da dramatização e assim facilita o encontro de soluções para os problemas sentidos, e identifica de forma coletiva as potencialidades do grupo e formas de enfrentar suas limitações.

Na representação em sociodrama os participantes são incentivados a escolherem um tema que seja significativo, dramatizam a cena e cada participante se coloca em diferentes papéis. Após a dramatização procede-se à reflexão, procurando que cada um expresse o que sentiu e que diferenças encontraram em relação ao que pensavam inicialmente.

Assim, de forma coletiva criam condições para compreender os empasses vivenciados sob diferentes olhares e facilita uma decisão.
Com este trabalho em grupo, busca-se refletir sobre a violência doméstica e social, o seu impacto, motivação e seu aspecto no que diz respeito ao sujeito na sua relação com a coletividade, afetiva e familiar.

Este trabalho conjunto envolve o profissional, a família e a comunidade, e busca possibilitar que a família tenha controle de sua própria situação, adquirindo a oportunidade de pensar em ações e estratégicas que propiciarão a proteção de seus membros.

Neste primeiro encontro todos os participantes mostraram grande envolvimento na atividade e manifestaram desejo de estarem presentes nos próximos meses.

Este encontro em grupo ocorrerá mensalmente no Creas. E como público pessoas e famílias submetidas à violação de direitos, em decorrência de violência doméstica/intrafamiliar ou social, e buscará atingir os objetivos de atendimento integral da família e fortalecimento dos vínculos comunitários.

Serviço:
Creas - Centro De Referencia Especializado De Assistência Social
Rua José de Alencar, 61 – Jd. Maranhão

Tefefone: 4781-5896

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária.