Carregando

Desenvolvimento participa de palestra na USP sobre interdição de idosos

Secretaria:
Desenvolvimento Social
.
26/02/2019 16:19

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Serviço de Proteção Social Especial a Pessoa Idosa e suas Famílias participou dia 14/2, da palestra promovida pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEEUSP), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, cujo tema foi: “Ação Judicial de Interdição de Idosos – Proteção ou Exclusão Social”.

A importância da palestra destaca o crescimento da população da geração 60 +, que no Brasil representa 30 milhões de pessoas, o que equivale a 18% da população brasileira.

Conforme o que destaca Daniel Reis, do Gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, “a decisão de interditar um idoso, deve perpassar por uma análise que demanda tanto sensibilidade; quanto avaliação da impossibilidade da pessoa idosa continuar gerindo sua própria vida”.

Em certos casos, a curatela protege o interditado, preserva seu patrimônio, propicia-lhe qualidade de vida ou mesmo pode salvar a vida de uma pessoa idosa.

Desta forma a discussão sobre os processos que norteiam a interdição de pessoas idosas, constitui-se em tema fundamental, a fim de oportunizar o mapeamento para a construção de políticas públicas que orientem ações estratégicas para a tutela dos direitos da pessoa idosa no Brasil.

Desta forma, o tema Ação Judicial de Interdição, vem compor um dos aspectos da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDPI, que apresenta para o tema: “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005