Carregando

Prefeitura adere ao Programa Meio Ambiente nas Escolas

Secretaria:
Educação
Meio Ambiente
Daniela Karin
01/03/2019 15:59

 Mudar hábitos e atitudes para formar cidadãos conscientes, que zelem pelo planeta em que vivemos, mobilizando escola, família e comunidade. Esse é principal objetivo do Programa Meio Ambiente nas Escolas, desenvolvido em ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto AUÁ e a empresa Preserva Recicla, visando a reciclagem de óleo vegetal. O lançamento oficial ocorreu na quinta-feira, 28/2, no auditório da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

Segundo Pedro Ângelo, secretário de Educação, a reutilização é um dos pontos principais para a diminuição do lixo. “A partir desse momento, vamos ampliar as discussões em nossas escolas sobre a importância do consumo consciente e com certeza seremos referência na região” – declarou. Também presente à cerimônia, o secretário de Meio Ambiente, Walter Ribeiro, anunciou que haverá premiação para as três escolas que mais arrecadarem óleo.

Na primeira etapa do programa, 24 escolas municipais estão sendo transformadas em ponto de coleta. A empresa Preserva Recicla vai oferecer um galão com capacidade para 50 litros e, toda quarta-feira, fará a coleta. “Vamos pagar R$ 0,50 por litro do óleo vegetal usado, valor que a escola poderá usar em atividades com os alunos”, disse Leonardo Giardini, representante da empresa Preserve. Ainda segundo ele, de acordo com o número de domicílios na cidade, por volta de 40 mil, estima-se que, mensalmente, há um descarte que pode chegar a 70 mil litros de óleo vegetal. Todo esse resíduo pode ser reutilizado de diversas maneiras, como na produção de biodiesel.

A partir de agora, os educadores têm a missão de envolver alunos, pais e comunidade, por meio de campanhas educativas, que explicam a forma adequada de armazenamento do produto, seu transporte, entre outras informações. Também estão previstas atividades lúdicas de educação ambiental para que os estudantes possam se apropriar do tema e, assim, terem cada vez mais sucesso com o programa.

 



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005