Desenvolvimento Social dobra número de agentes de abordagem social

Desenvolvimento Social
13/03/2019 11:58

A Secretaria de Desenvolvimento Social duplicou o número de agentes sociais que atuam no Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

A Abordagem Social é um serviço de proteção social especial, que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de rua.

Os agentes sociais do Seas realizam abordagens nas ruas, praças e demais espaços públicos do município, identificando as situações de vulnerabilidade social e encaminhando aos equipamentos públicos para atendimento.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas ao Centro Pop, onde recebem atendimento psicossocial, são orientadas e auxiliadas a obterem a 1ª e 2ª via de documentos pessoais, têm espaço para higiene pessoal e para lavar roupas, fazem quando necessário inscrição no Cadúnico, acessando o programa de transferência de renda Bolsa Família e realizando a construção de um plano individual para superarem a situação de rua.

Nem todas as pessoas em situação de rua aceitam os encaminhamentos propostos pelo Seas, mas a atuação dos profissionais busca se aproximar gradualmente dessas pessoas, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito, que permita encaminha-los futuramente ao atendimento.

O Serviço do Seas pode ser acionado nos telefones 4781 5896 (Creas) ou 4203 4366 (Centro Pop).

Colaborou, Jessely Cardoso estágiaria