Procon oferece atividades no Dia do Consumidor

Assuntos Jurídicos
Sandra Martins
13/03/2019 15:22

Para celebrar o Dia do Consumidor (15/3), na próxima sexta-feira, das 9 às 16h, as equipes do Procon Centro e do Santo Eduardo estarão na praça do largo 21 de Abril com diversas atividades.

Haverá atendimento e orientação com técnicos de Defesa do Consumidor atendendo ao público na base móvel do Procon, palestras educativas em frente ao Museu de Arte Sacra, abordando temas pertinentes e tirando dúvidas de todos, mas principalmente dos idosos; e teatro de fantoches direcionado ao público infantil.

Por conta da ação, as duas unidades do Procon estarão fechadas na sexta-feira, 15/3, retomando as atividades no dia 18/3. Vale lembrar que se chover, as atividades acontecerão normalmente no Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29).

Origem do Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).