Carregando

Parceria com a Clínica São Bento já zerou diversos exames e consultas

Secretaria:
Saúde
Adriana Monteiro
09/04/2019 16:33

Há quase dois anos da parceria da Prefeitura de Embu das Artes com a Clínica São Bento, a Secretaria de Saúde divulga o balanço com a redução da fila de espera por exames na cidade. Além da redução, especialidades como ortopedia e urologia estão zeradas.

No balanço referente a julho de 2017 a abril de 2019 é possível notar a agilidade na marcação dos exames e consultas, e que o Programa Fila Zero em parceria com a clínica particular alcançou seu objetivo em pouco tempo de atuação. Antes, 6.422 pacientes esperavam por ortopedia e 2.255 para urologia, ambas especialidades hoje não possuem fila.

Outra redução significativa foi de 18.135 pacientes que aguardavam para ultrassom de mama, transvaginal, articulação e abdômen, e hoje para apenas 1.101 pessoas. Outros exames ou consultas como cardiologia, antes com 1.234 e hoje com apenas quatro pessoas; dermatologia, 2.491 em 2017, e até este mês apenas 22 pessoas estão na fila de espera. Assim como o exame de holter de 315 para atualmente 4.

Outras especialidades também apresentaram queda como: vascular, endocrinologia, otorrino, proctologia e reumatologia.

Sobre o projeto

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou contrato com a Clínica São Bento, localizada na região central da cidade, para diminuir o tempo de espera na fila de exames. Assim, surgia o programa Fila Zero, com expectativa de atender mais de 27 mil pessoas que estavam aguardando por exames há mais de 2 anos. A força tarefa começou em 19 de julho de 2017, e na época pretendia zerar a fila em até três meses. Além de ter zerado a fila em diversas especialidades, o Programa Fila Zero não para de acelerar consultas e exames de munícipes em outras especialidades.

Os pacientes são avisados por telefone ou pelo agente comunitário de saúde do seu bairro. Os procedimentos mais solicitados e atendidos foram de ortopedia, angiologia vascular, cardiologia adulto, dermatologia, eco cardiograma adulto, USG Articulação e Abdômen total, além de Doppler Venoso, Mama e Transvaginal.

 



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005