Vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado, 4/5

Adriana Monteiro
02/05/2019 12:04

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 4/5, o Dia D de mobilização nacional contra a gripe. Todas as unidades estarão abertas, das 8 às 17h. Será vacinado neste dia, o grupo prioritário, que deve comparecer com cartão do SUS, documento de identidade e a carteirinha de vacinação.

Quem deve se vacinar? A vacinação é direcionada para crianças de seis meses a seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); grávidas em qualquer período gestacional e mães de bebês recém-nascidos; trabalhadores da área da saúde; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, que devem levar a prescrição médica.

Segundo Leonardo Marcolan, coordenador da Vigilância Epidemiológica, a meta é vacinar cerca de 48 mil pessoas, sem contar o grupo de doentes crônicos. Os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente, que protege contra três tipos: o H1N1, o H3N2 e uma linhagem do tipo B (Victoria ou Yamagata) até o dia 31 de maio.