Expresso Cegonha: mais humanização nos cuidados das gestantes

Tecnologia e Comunicação
Fundo Social
Adriana Monteiro
31/05/2019 17:18

O Expresso Cegonha foi lançado pela Secretaria de Saúde, na quarta-feira, dia 29/5, no Centro Cultural Mestre Assis. O projeto visa humanizar o atendimento trazendo maior conforto e acolhimento para as gestantes do município. Outro objetivo é ampliar a quantidade de partos realizados na Maternidade Alice Campos Mendes Machado.

Atualmente, são realizados em média 90 partos/mês, porém possui estrutura para dar assistência para mais partos. Levando em consideração que apenas 10% dos embuenses nascem de fato na Maternidade Municipal, o projeto tem como um dos objetivos, o incentivo ao parto, através de visita monitorada na maternidade no período do pré-natal. A equipe do Expresso Cegonha será responsável por esse transporte para conhecer as dependências da unidade e esclarecendo todas as dúvidas.

Os destaques do projeto são o acompanhamento médico com uma equipe treinada e capacitada no Hospital Geral de Pirajussara, no qual dentre outros procedimentos será detectado se é uma gestação de alto risco e dessa forma, dar todo suporte necessário; será oferecido um ensaio fotográfico e também mediante autorização do responsável um compilado de fotos do parto, em uma parceria com a Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação. Outra parceria do Projeto Expresso Cegonha é a entrega do kit bebê pelo Fundo Social de Solidariedade.

A UBS Pinheirinho, que atualmente acompanha 190 gestantes foi escolhida para o projeto piloto. Entre janeiro e março de 2019 foram 51 partos dessa unidade. A Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado, fica localizada no centro de Embu das Artes, e já é referência no trabalho humanizado do parto em toda região. As dependências passaram por reforma e adequações, para que a gestante tenha um acompanhante durante esse importante momento familiar.

No evento de lançamento do programa estiveram presentes o chefe de gabinete Marco Roberto, que no ato representou o prefeito Ney Santos; o secretário de Saúde, Raul Bueno; a secretária-adjunta Maria Serrano; a secretária da Mulher, Fernanda Rosário; a gerente da UBS Pinheirinho Bethe Valente.

Serviço:

Maternidade Alice Campos Mendes Machado