Tudo começa na ´Pizzaria Brasil`, mostra de Milton Takada que reflete sobre política

Alex Natalino
26/07/2019 12:51

“Pizzaria Brasil” é o nome da exposição que exibirá 20 obras do artista Milton Takada, com pinturas (tinta acrílica sobre tela) que reproduzem imagens com teor crítico sobre a política, abordando suas mazelas como corrupção, tramoias, conveniências, privilégios e barganhas do poder. Os quadros ficarão expostos entre os dias 2 e 25/8 no Centro Cultural Mestre Assis do Embu com a curadoria de Paulo Dud e promoção da Secretaria Municipal de Cultura.

O nome da mostra foi inspirado na expressão popular “tudo acaba em pizza”, difundida a partir dos anos 90 para se referir à impunidade sobre quem possui cargo político, poder e dinheiro. Porém, a origem da frase ocorreu na década de 60, quando o jornalista Milton Peruzzi escreveu uma matéria ao jornal Gazeta Esportiva com o título “Crise do Palmeiras termina em pizza”, se referindo ao fato de os dirigentes do clube, famintos após o fim de uma reunião de mais de 14 horas para decidir os rumos da entidade, pedirem 18 pizzas gigantes na refeição. Desde então, Peruzzi passou a usar o jargão em reportagens para descrever uma situação em que tudo “acaba bem”.

Por meio de imagens, e não por palavras, Takada provoca no espectador uma reflexão sobre a prática política há mais de um século no Brasil, jogando sua inspiração nos traços, texturas, cores e técnicas de suas reproduções, que aguçam a percepção estética e a consciência individual com um choque de ideias sobre a realidade da sociedade e do ser.

Numa Takada só!

Com influências do expressionismo e cubismo, Takada começou a pintar em 1985 e, em seguida, já iniciou participações em salões e exposições coletivas e individuais, como no Memorial da América Latina, Consulado Geral do Japão, MuBE, Museu da Cultura Nipo-Brasileira e Centro Cultural FIESP. No Japão, expôs no Hall Sanshika de Kobe, Museu de Arte de Miura, Galeria do Povo de Yokohama e Museu de Arte de Kumamoto. Ganhou o Prêmio da Secretaria de Estado da Cultura no 1º Salão de Arte da Grande São Paulo, foi 1º colocado no III Prêmio Banco Central do Brasil, recebeu medalhas ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, no 1º Salão Le Bougainville de Arte, no 1º Grande Salão de Arte Bunkyo e no BITEN/ 2006 da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa.

Pizzaria Brasil - de Milton Takada
Período:
De 2 a 25/8
Vernissage: 2/8, às 19h / participação especial do grupo “Os Catioros”
Local: Centro Cultural Mestre Assis do Embu - Sala Jaldo Jones
Endereço: Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes
Funcionamento: de segunda a sexta (9h às 21h) - sábado e domingo (9h às 18h)