Cultura é debatida no 2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste

05/09/2019 12:34

O "2º Encontro da Rede dos Pontos de Cultura da Região Oeste" ocorreu no domingo, 1/09, no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu, onde foram debatidos os marcos regulatórios da cultura na região oeste e a construção de um bate-papo com os conselheiros de políticas culturais regionais, contando com a presença de alguns membros da Câmara Temática de Cultura do CIOESTE- Consórcio Intermunicipal da Região Oeste.

O "1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Região Oeste" havia ocorrido no mês de julho, no município de Osasco.

Sobre Pontos de Cultura

Lei Cultura Viva é um marco histórico na evolução das políticas culturais e é responsável por transformar o Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida, os Pontos de Cultura, na Política Nacional de Cultura Viva.

Tornou-se a primeira política nacional criada, visando simplificar e desburocratizar os processos de prestação de contas e repasse de recursos para as organizações da sociedade civil, além de articular a parceria entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a sociedade civil. Objetiva consolidar-se como uma política eminentemente de base comunitária, possibilitando o amplo exercício dos direitos culturais pelo conjunto da população brasileira e explorando as potencialidades da cultura como eixo transversal do desenvolvimento social e econômico sustentável.

A utilização da certificação simplificada das entidades e coletivos culturais como Pontos de Cultura é fundamental para ampliar a escala, dar visibilidade e democratizar ainda mais esta experiência, alcançando os mais diversos segmentos da diversidade cultural brasielira.

Fotos: Thaís Araújo / PMEA