Carregando

Setembro traz datas importantes para o meio ambiente

Secretaria:
Meio Ambiente
.
09/09/2019 16:48

O mês de setembro é bastante significativo para as causas ambientais. Há três importantes datas que não podem ser esquecidas: Dia do Biólogo (3/9), Dia da Amazônia (5/9), e Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (16/9).

O Biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. O biólogo e muitos outros profissionais do meio ambiente são aptos para atuar em uma educação ambiental em escolas, faculdades, empresas, comunidades e entre outros.

O Dia da Amazônia foi criado com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. A data surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse bioma e foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio teve sua data instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, ocorrido em setembro de 1987, com o objetivo de conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de ozônio para garantir a estabilidade da vida na Terra. A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para os seres vivos.

Atividades da municipalidade

Todas as ações da Secretaria de Meio Ambiente em prol da causa giram em torno do programa de Educação Ambiental, como a Coleta Seletiva, que realiza coleta de recicláveis porta a porta, em empresas e em cinco ecopontos espalhados na cidade. São realizadas palestras de conscientização e eventos voltados para as áreas ambientais.

A Secretaria mantém o Viveiro Municipal de Plantas, trocando os recicláveis por mudas e fazendo a arborização de praças e logradouros púbicos. Também realiza licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização ambiental sobre empreendimentos, além disso, toma providencias quanto as denúncias de crimes ambientais. As ações realizadas não são específicas sobre um tema determinado, mas em todas as áreas ambientais.



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005