Carregando

E.M. Vazame tem palestra sobre educação no trânsito

Secretaria:
Mobilidade Urbana
.
11/09/2019 12:59

 A Prefeitura de Embu das Artes, em parceria com as Secretarias de Educação e Mobilidade Urbana, participou do “Dia da família na escola”, realizado no dia 31/8, na escola E.M.Vazame, com uma palestra sobre normas de segurança no trânsito e nas vias públicas.

Há inúmeras razões da qual se deve ensinar trânsito nas escolas; dentre elas, resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes.

Principalmente porque o índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças é muito alto. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. Os dados de fatalidades no trânsito brasileiro são alarmantes.

Segundo pesquisas recentes, as principais causas dos acidentes de trânsito são:

  • Exceder a velocidade permitida e alertada pela sinalização;
  • Não usar o cinto de segurança e outros acessórios por faixa etária;
  • Dirigir alcoolizado;
  • Dirigir drogado;
  • Não usar corretamente a faixa de pedestre;
  • Dirigir falando ao celular;
  • Não estar atento nas vias públicas;
  • Estar desatento ao dirigir; entre outras.

A falta de atenção, excesso de velocidade e desobediência à sinalização têm destaque na relação apresentada.

A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.

A educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania.

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005