Dia Nacional das Abelhas: saiba a importância delas à sobrevivência da humanidade

03/10/2019 15:11

Celebrado nacionalmente em 3 de outubro, o Dia das Abelhas tem a missão de lembrar da importância desta espécie fundamental para a sobrevivência do ser humano.

Estudos recentes apontam que as abelhas estão desaparecendo e, em um mundo sem abelhas, o homem não ficará apenas sem o mel e as flores, mas ficará sem alimentos. As abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70 das 100 espécies de vegetais que fornecem 90% dos alimentos para um planeta habitado por 7 bilhões de pessoas.

Mas quais são as razões para o desaparecimento delas? A mais reconhecida é o amplo uso de inseticidas “neonicotinoides”, que são defensivos agrícolas utilizados no mundo inteiro. As abelhas morrem intoxicadas ou perdem o caminho de volta, deixando a colmeia vazia. Em casos mais graves, elas não conseguem se alimentar e morrem por inanição.

Além de pesticidas, há outros fatores, como eventos extremos causados por mudanças climáticas e o desmatamento seguido pela ocupação do solo por extensas monoculturas.

Por essas razões descritas acima, as abelhas precisam do apoio popular na luta por uma agricultura que não destrua as florestas e a rica biodiversidade brasileira e não envenene a população.

O que pode ser feito para ajudar as abelhas?

• Cultive plantas e flores que atraiam abelhas
• Conheça mais sobre essas criaturas cativantes e pratique pequenas atitudes para salvá-las
• Adote uma colmeia
• Pratique jardinagem orgânica em casa