Carregando

Saúde de Embu das Artes no Controle e Prevenção do Coronavírus

Secretaria:
Saúde
.
12/03/2020 17:08

A Prefeitura de Embu das Artes juntamente com a Equipe de Resposta Rápida, montou um Plano Estratégico para prevenção do Coronavírus, controlando a situação com um bloqueio eficaz no caso de algum paciente procurar a Rede de Saúde do Município apresentando os sintomas da doença, ou ter viajado recentemente aos países considerados de alto risco, como exemplo Alemanha, Austrália, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Tailândia, Vietnã, e Singapura.

O que é Coronavírus?

Descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China, o Coronavírus (COVID – 19) é de uma grande família de classe viral, que pode culminar síndromes respiratórias graves, como a SARS “Severe Acute Respiratory Syndrome”, que vem se disseminando rapidamente em mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, com uma estatística atual de mais de 8.000 pessoas infectadas e entorno de 800 mortes.

Os Coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias de curta duração, envolvendo sintomas como coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos. O MERS-CoV, assim como o SARS-CoV, podem causar infecções mais graves.

Planos de ações contra o Coronavírus

 Formada por médicos coordenadores de Saúde e enfermeiros especializados em atendimento de emergência, a Equipe de Resposta Rápida visa garantir a segurança dos pacientes internados nas enfermarias da Rede Referenciada de Saúde do Município de Embu das Artes, objetivando atender rapidamente possíveis intercorrências decorrentes da suspeita pela contaminação pelo vírus, através de protocolo assistencial de atendimento.

Será considerado caso suspeito aquele em que o paciente apresentar febre associada a sintomas respiratórios (como tosse e dificuldade para respirar, por exemplo) e que tenha viajado para um dos países com potencial risco de transmissão de Covid-19, ou que tenha tido contato com pessoas com suspeita da doença ou com caso confirmado.

A Equipe de Resposta Rápida incorpora coordenadores da UPA Zilda Arns, Pronto Socorro e Maternidade Central e Vigilância Epidemiológica, responsáveis pela coordenação das ações dos profissionais médicos e equipe de enfermagem destas unidades. Todos atuarão em consonância com o fluxo de atendimento à pacientes com suspeita de Covid-19.

Cuidados e Prevenção

Até o momento, não existe vacina ou medicamento que proteja do vírus, no entanto, sabe-se que ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente, sendo assim os cuidados com a higiene pessoal são, até o momento, a melhor forma de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, após quadro de tosses, espirros e idas ao banheiro. Se possível, tenha um álcool em gel na bolsa, principalmente se usar transporte coletivo.

Se tossir ou espirrar, cubra o rosto com um braço ou lenço descartável, assim como o uso de máscaras se tornam imprescindíveis mediante contato com as pessoas, reduzindo um pouco o risco de infecção, mas ela só é indicada em situações de risco de surto intenso ou em caso confirmado.



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005