Carregando

Criança com histórico de agressões é adotada por intermédio do Projeto Cegonha

Secretaria:
Desenvolvimento Social
Adriana Monteiro
04/06/2020 11:54

Final feliz para uma família em Embu das Artes. A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu a adoção de uma criança de 11 anos mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, que impede alguns trâmites como aproximação antes do encontro para adoção definitiva.

A criança estava há mais de um ano em um abrigo no municipio, uma vez que foi retirado do convívio familiar por ter sofrido uma série de agressões domésticas. Era uma situação delicada e uma adoção tardia devido a idade da criança, mas assim como os demais, ele foi cadastrado, porém não havia ninguém na fila de espera com o perfil familiar almejado para essa criança.   

O ‘Projeto Cegonha’ é um grupo de whatsapp composto por técnicos dos fóruns de diversos municípios. Nesse espaço é evidenciado os casos mais difíceis com a divulgação dos dados da criança para grupos de apoio e incentivo a adoção. E assim aconteceu com o garoto, em pouco tempo uma família de outro estado estava interessada. 

 

                            Em razão das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar contato e aglomerações, foi adotada uma nova metodologia durante a pandemia, que é utilizar o recurso da tecnologia com a realização de vídeochamadas. Outras duas adoções foram feitas por intermédio desse recurso, sendo uma criança de 4 anos e um bebê de pouco mais de 1 ano de idade.

Inicialmente o garoto foi apresentado para o possível pretendente como um amigo, que queria conhece-lo. Ao longo das conversas sempre por videoconferência, a própria criança manifestou a vontade de ter o “amigo” como seu pai. Dessa forma, todos os trâmites legais foram resolvidos e o encontro aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no centro de Embu das Artes.  



DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005