Logo Prefeitura de Embu
Serviços Disponíveis

Grupo de WhatsApp criado por psicóloga ajuda pessoas a enfrentar o isolamento

 

“Temos que ser fortes, pois cada um tem uma dor, uma história, mas não devemos nos prender às dores e sim olhar para uma flor que floresce todos os dias”, Beatriz, usuária do CRAS Jd. Nossa Senhora de Fátima e integrante do grupo Superação

 

O afeto e o cuidado com a saúde mental nunca foram tão necessários em tempos de isolamento. Beatriz, usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Nossa Senhora de Fátima, supera o luto da mãe, morta há nove meses, e a distância do seu único filho, que cumpre pena em um presídio. “Não consigo encaminhar itens para ele, não recebo carta, estou 100% sem notícias”, declara.

Foi no grupo de WhatsApp Superação, iniciativa da psicóloga Adriana Frota, que Beatriz está obtendo acolhimento para enfrentar o dia a dia. “Adriana foi essencial para que eu não desabasse diante da perda da minha mãe e o caso do meu filho. Faço das minhas dores e fraqueza uma forma de superar, pois se olharmos na janela de um vizinho talvez encontraremos dores incuráveis” – afirma.

Beatriz chegou a ficar dias sem forças para sair da cama, mas hoje sua rotina mudou completamente. Ela tem costurado, feito crochê, recolhido alimentos dentro da sua comunidade para ajudar outras famílias, lê livros e sonha com um novo futuro quando a pandemia passar. “Reformulei meu currículo, cuido da minha casa e de mim, também tenho feito exercícios para ajudar nas minhas dores na coluna” – conta empolgada.

Segundo a Diretoria de Proteção Social Básica, da Secretaria de Desenvolvimento Social, o grupo é exclusivo para munícipes que já eram acompanhados presencialmente pela unidade. Nele, são enviados vídeos sobre diversos temas, como prevenção da covid-19, planejamento financeiro do auxílio emergencial, contenção à proliferação de fake news no contexto atual e fortalecimento da interação e apoio entre os participantes, o que gera proteção social.

Quem deseja tirar alguma dúvida ou receber orientação do CRAS, pode mandar mensagem para o WhatsApp: (11) 94395-2636.