Logo Prefeitura de Embu
Serviços Disponíveis

Saúde

Outubro/2020

Disponível teste gratuito de covid-19  

 Quem deseja fazer o teste de covid gratuitamente, pode comparecer a um dos quatro postos disponíveis na cidade. Não é necessário agendamento, basta apresentar o RG e o cartão do SUS para o teste swab (cotonete). Pessoas de todas as idades podem realizar o exame. O resultado leva em torno de nove dias e chega diretamente no celular ou e-mail do paciente. Quando positivo, deve-se procurar a UBS de referência.   

A previsão de testagem é até dezembro ou enquanto durar o estoque de teste. O funcionamento dos postos é de segunda a sexta das 8 às 15h. Nos locais, mulheres também podem agendar o exame de mamografia.   

Endereços:   

Parque do Lago Francisco Rizzo 

Rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú  

 

Jardim Santo Eduardo  

Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2945 

 

Jardim Santa Tereza  

Avenida João Paulo ll, 4705  

(antiga Praça de Atendimento da Prefeitura)  

 

Parque Pirajussara  

Escola Valdelice: Avenida Aimará, 920 

 

 

Dia D de vacinação acontece amanhã, 17/10

Amanhã, dia 17/10, será o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha de vacinação de poliomielite e multivacinação começou dia 5/10 no estado de São Paulo. Todas as unidades básicas de Embu das Artes atenderão das 8 às 17h.

O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos postos de saúde da cidade com a carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Ao todo serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarréia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além dessas, passa a integrar o SUS uma nova vacina, a Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

 

 

Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo vai até 31/10

Vacinação Indiscriminada (independente da situação vacinal): para população de 1 ano a menores de 3 anos, e população de 15 a 49 anos de idade.

Vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente): para a bebês de 6 a 11 meses,  e população de 3 a 14 anos de idade.

Procure um posto de saúde próximo de sua residência.