'Dia da Consciência Negra' terá evento no dia 20/11 com palestra e cultura

Alex Natalino
12/11/2021 14:40

Em solenidade ao "Dia da Consciência Negra", acontecerá no dia 20/11, das 8h às 12h, um evento na Praça Manoel Almeida dos Santos, em frente ao Centro Cultural Parque Pirajuçara, no município de Embu das Artes. Entre as atividades, haverá: palestra sobre o tema Consciência Negra; aulão de capoeira; capoterapia; maculelê; samba de roda; ciranda; apresentações de dança afro; puxada de rede; acrobacias; e roda de capoeira. A realização do encontro é da Secretaria Municipal de Cultura.

Instituído no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra" faz referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do País que lutou pela libertação do povo negro da escravidão.

Além de prestar uma homenagem à luta de Zumbi e seus companheiros, o dia é fundamental para o fortalecimento e o reconhecimento dos descendentes africanos e sua presença na construção da sociedade brasileira, estimulando o debate sobre as desigualdades contra os negros no Brasil em temas como racismo, discriminação, segregação, violência, inclusão social e cultura afro-brasileira.

Serviço:

Dia da Consciência Negra
Palestra e atividades culturais
20/11, das 8h às 12h
Praça Manoel Almeida dos Santos, Embu das Artes - em frente ao Cento Cultural Parque Pirajuçara