Carregando

Desfile de Moda homenageia artista e história de Embu das Artes

Secretaria:
Desenvolvimento Social
Rita de Biaggio
14/06/2006 00:00

Embu das Arte agora também é moda. A sala Josefina Azteca, no Centro Cultural Embu das Arte, estava superlotada quando a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleuza Gomes, entrou na passarela vestindo uma saia jeans com apliques de tecido e pintura retratando o prédio do Museu de Arte Sacra. Ao seu lado, Ivone Bárbara Jean Custódio, vestia uma saia com a grande cobra M´Boi, que deu nome à cidade, aplicada ao tecido. Customizadas pela artesã Maria Lindáurea Sá Freitas e sua filha Linda Jade Sá Freitas, a idéia foi homenagear a terra das artes, sua história e seu desenvolvimento.

Em sua segunda edição, o desfile de moda Solidariedade É Chic é uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Turismo, e foi realizado no sábado (10/06) . Foram apresentadas cerca de 200 peças, todas feitas a partir de roupas doadas para a Campanha do Agasalho, e customizadas (modificadas) por artistas plásticas da cidade - Léa Lopes, Walkíria Alves Ganacevich, Rita de Cássia Gomes da Silva, Maria Lindáurea Sá Freitas e Linda Jade Sá Freitas -, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, Studio C Cabeleireiros e Centro Comunitário Itatuba.

Um momento emocionante foi quando o artista plástico Joel Câmara, 75 anos de idade, entrou, acompanhado por sua namorada, que customizou o paletó do desenhista ilustrador e poeta. Outro ponto alto foi o desfile do grupo da terceira idade, com mulheres orgulhosas de seu porte e felicidade estampada nos sorrisos. Uma marca desta edição do Solidariedade é Chic foi o diálogo entre artesã e modelo para decidirem em conjunto a melhor forma de apresentar a peça do vestuário. A Casa do Artesão cedeu suas instalações para o trabalho das artesãs.

O Estúdio C Cabeleireiros e o Centro Comunitário Itatuba garantiram o cabelo e a maquiagem das 75 pessoas que participarão do evento. Alunas do curso de moda da Universidade Anhembi-Morumbi fizeram a edição final do evento, que teve três grupos de modelos: 25 crianças, 26 jovens e adultos e 24 pessoas da terceira idade. O desfile também teve apresentações musicais: Beat-Box & Hip-Hop, Coral Cantares ao Meu Povo e de Dança Cigana e Moderna.

De 12 de junho até 13 de julho, as roupas serão distribuídas nos bairros, a partir de cadastro feito pelas Sociedades Amigos de Bairro, igrejas e comunidades locais. O Fundo Social organiza um bazar e as pessoas podem escolher que roupar pegar. No ano passado, a campanha arrecadou 45 mil peças.



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005