Maria Regina Teixeira
22/08/2005 00:00

Olhares curiosos e observadores de estudantes da 4ª série do ensino fundamental das escolas municipais de Embu das Artes voltaram às cidades de Santos e São Vicente, no litoral sul do estado. Eles retomaram as viagens do projeto "Embu na Onda do Mar", considerado inédito no Estado de São Paulo por aliar educação ambiental e pesquisa científica à formação de alunos do ensino público. Realizadas sempre entre quartas e sextas-feiras, as viagens foram retomadas em 10 de agosto, levando em média 200 alunos a cada dia. O caráter inovador do projeto tem atraído a atenção da imprensa. Durante as visitas não é raro que educadores, pesquisadores e, principalmente, os estudantes concedam entrevistas para emissoras de TV e jornais, falando da rica experiência.

Mais do que a descoberta do mar para a maioria das crianças, o projeto da Prefeitura de Embu por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer proporciona o aprendizado de forma ampla e enriquecedora. Os grupos de alunos são divididos entre os locais de estudo. Previamente orientados pelos professores, eles levantam hipóteses para investigar e comparam Embu das Artes aos ambientes visitados: mangue do Parque Cotia-Pará, Museu da Pesca, Orquidário, Parque Estadual da Serra do Mar, Porto, em Santos, e praia de Itararé, em São Vicente. Essas cidades guardam semelhanças com Embu pelas áreas de proteção de mananciais, reservas da Mata Atlântica, além de rios e córregos poluídos.

Um exemplo do aprendizado dos estudantes foi a visita ao manguezal em Santos. Tendo conhecido e estudado o morro do Urubu, no Jd. Sto. Eduardo (Embu), após a viagem o grupo pediu à professora que voltasse ao morro. Observando melhor o solo encharcado e sua composição, os alunos analisaram a hipótese do local ter sido outrora um mangue, entre outras suposições.

Até o início de setembro a etapa de estudo em campo estará finalizada. Os alunos partem então para concluir o projeto de estudo marcado por uma exposição científica do Parque Francisco Rizzo.