Carregando

Futebol-arte e esporte-cidadão são temas de congresso da

Secretaria:
Esportes e Lazer
Maria Regina Teixeira
08/01/2007 00:00

Ter o esporte e, no caso, o futebol como um instrumento formador de cidadãos, conscientes e responsáveis, valorizar o futebol-arte tão característico do Brasil e a permanência dos craques nos times nacionais foram temas abordados no congresso técnico que marcou a abertura oficial da 38ª Copa São Paulo de Futebol Júnior em Embu das Artes, na noite da sexta-feira, 5, no Centro Cultural da cidade.

O auditório formado pelas comissões técnicas e jogadores das equipes do Juventus/Pão de Açúcar, Força, Londrina e Grêmio e convidados acompanhou atentamente as palavras de dirigentes e autoridades. José Carlos Brunoro, diretor de Futebol do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), salientou que o país precisa de cidadania e é importante que o atleta dedique-se a jogar futebol sem preocupar-se com outros interesses porque "o futuro chega rápido quando a gente faz bem aquilo que representa". Em referência à principal característica de Embu que é sede do grupo Q, ele desejou que os atletas "pratiquem o futebol-arte e que o campeonato seja tecnicamente forte e bem disputado".

O papel do esporte na transformação social foi observado pelo prefeito Prefeito. Ele destacou que Embu vem conseguindo reduzir os índices de violência boa parte graças às iniciativas da administração municipal ligadas à educação e ao esporte. "Já tivemos problemas, mas hoje estamos avançando", disse. O prefeito observou ainda que sem recursos financeiros, mas com muito esforço e trabalho o Departamento de Esportes ligado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer conseguiu organizar a infra-estrutura necessária para a realização da 38ª Copa São Paulo em Embu. Prefeito fez menção especial ao Pão de Açúcar pela atuação como instituição séria que investe em ações de cidadania e inclusão social através do esporte.

O primeiro campeonato realizado pelo PAEC em 2003 atraiu nada menos que 72 mil garotos, contou Fernando Solleiro, presidente da instituição que em parceria com o Clube Atlético Juventus é responsável pelos juniores que disputam a "Copinha".

Sérgio Correa, diretor da Federação Paulista de Futebol que representou na cerimônia o presidente Marco Pólo Del Nero reafirmou que a entidade está à disposição das equipes para garantir a realização de um bom campeonato. Estiveram presentes ainda a secretária de Educação de Embu  Rosimary Matos, o prefeito de São Lourenço da Serra João Koga, dentre outras autoridades.

Coquetel
Após o congresso foi oferecido um coquetel de boas-vindas às equipes. Jorge Parraga, técnico do Juventus/Pão de Açúcar disse que o time passou por um "período intenso de bastante trabalho e procurou assimilar os ensinamentos. A sede é muito equilibrada e a estréia gera expectativa". A opinião é compartilhada por Júlio Camargo, técnico do Grêmio, para quem a chave "tem equipes fortes e provavelmente quem sair vencedor tem chances de ser campeão".

Do lado dos atletas as expectativas também são altas. O atacante do Londrina, Rodolfo Michael de Oliveira, 17 anos, espera "fazer uma boa Copa" e completa: "o mais importante é a estréia".

Especial
Acompanhe os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Com time titular definido, Juventus perde para o Santos em amistoso para a "Copinha"
Confira os últimos resultados
Conheça a equipe juniores do Clube Atlético Juventus



TUDO SOBRE
DESTAQUE

NEWSLETTER

PRAÇAS DE ATENDIMENTO

Centro
Santa Tereza
Santo Eduardo


Eficiência e qualidade na prestação de serviços: abertura de empresa, emissão de certidões, parcelamento de débitos, escrituração fiscal e outros
Prefeitura de Embu das Artes - Sec. de Gestão Tecnológica e Comunicação
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro Estado de São Paulo - Brasil CEP: 06803-900 PABX: +55 (11) 4785-3500 Disque Serviços: 0800 773 0005